Caça de javali é liberada pelo Ibama

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) liberou a caça legal de javalis em 15 unidades federativas do país, incluindo Goiás, nas cidades no entorno do Distrito Federal.

O órgão afirma que a população excessiva pode afetar a fauna e flora, provocando perdas nas lavouras. Atualmente, estima-se que mais de mil javalis vivam na região do entorno do DF. A espécie tem origem no norte da África, Ásia e Europa, se reproduz rápido, é agressivo e muito inteligente.

O animal veio para América do Sul trazido por alguns criadores para criar em cativeiro e praticarem a caça esportiva, mas com várias fugas dos animais eles começaram a procriar fora do cativeiro em todo Brasil.

De acordo com o Ibama, o controle é dificultado pela rapidez com que o javali se reproduz. Uma fêmea pode ter duas gestações por ano e ter até 12 filhotes por vez.

Para realizar a caça, é preciso fazer um cadastro na categoria da fauna exótica e entregar o relatório trimestral, informando a quantidade de animais abatidos e os métodos de manejo utilizados. Entretanto, se a caça for realizada fora da propriedade, antes terá que entregar uma declaração ao Ibama informando os locais vai realizar a caça.

Fonte: Diário da Manhã