Confira o resumo das novelas de hoje
Novela da Globo
MALHAÇÃO
Ana nega a atração por Tito. Alina e Uodson contam sobre Marcos para Vanda. Artur se recupera do acidente. Tito desconfia quando Samurai diz que trabalhará com Pedro à noite. Luciana trama um plano para desmascarar Roger, com o apoio de Lívia e Rodrigo. Tito ajuda Ana a investigar uma mensagem de Ciça. Roger convoca Flávia para impedir a suposta reaproximação de Luciana e Rodrigo. Monique exige que Alina e Uodson devolvam seu quarto. Rodrigo e Luciana confrontam Flávia.
ÊTA MUNDO BOM
Sandra humilha Anastácia, Candinho, Pirulito e Maria. Araújo sente vergonha de Anastácia, mas confirma o plano de Sandra. Candinho garante a Anastácia que sabe onde todos poderão ser acolhidos. Filomena aconselha Mafalda a decidir se ama Romeu ou Zé dos Porcos. O carro de Romeu é confiscado por falta de pagamento. Ilde pede que Clarice a ajude a trabalhar no dancing. Maria afirma a Celso que ele terá de provar que não faz parte do golpe de Sandra. Anastácia, Candinho e Maria deixam a mansão. Araújo questiona Sandra sobre seus sentimentos por ele. Candinho pede abrigo a Pancrácio.
HAJA CORAÇÃO
Francesca pede desculpas para Genésio, mas o bandido não liberta Tancinha. Apolo e Beto vão atrás de Genésio. Em uma discussão, Agilson fere Leozinho, e inventa uma desculpa ao falar sobre a isso Aparício. Beto leva um tiro de Genésio. Tancinha se livra dos bandidos. Apolo sente ciúmes de Tancinha ao vê-la preocupada com Beto. Penélope tem receio de que ela e as amigas não consigam pagar as prestações da reforma. Apolo diz a Nair que resolveu reatar seu noivado com Tancinha.
VELHO CHICO
Lucas surpreende Olívia com Miguel, e Cícero contém o filho de Tereza. Beatriz aparta a briga entre Bento e Santo. Lucas termina o namoro com Olívia. Santo conta a Padre Benício que aceitou trabalhar com Miguel e Olívia. Preocupado com a presença de Carlos, Cícero esconde de Afrânio que Miguel se encontrou com Olívia. Dalva questiona Cícero sobre a conversa que o jagunço quer ter com Tereza. Chico Criatura lamenta o rompimento entre Lucas e Olívia. Luzia se irrita ao ver Tereza na igreja. Encarnação surpreende Cícero sozinho na capela da fazenda
LIBERDADE, LIBERDADE
Joaquina/Rosa finge passar mal durante a execução de Simão. Virgínia e Alexandra se enfrentam pela liderança do movimento revolucionário. Disfarçado, Xavier e outros integrantes do movimento libertam Mão de Luva e Simão, com a ajuda de Joaquina/Rosa. André alerta Joaquina/Rosa sobre Rubião. Rubião ordena Tolentino a prender os invasores que libertaram Mão de Luva. Mão de Luva agradece Xavier por salvar sua vida. Caldeira insinua a Xavier que eles precisam se livrar de Rubião. Xavier revela a Joaquina/Rosa que não se formou em Medicina. André pede que Xavier se afaste de sua irmã. Caju conta a Joaquina/Rosa que Mão de Luva o defendeu de seu pai biológico. Rubião detém Ascensão.
Novela do SBT
A MENTIRA
Demétrio recebe, via fax, a carta de Verônica. Ele fica emocionado e, com raiva, coloca toda sua fúria na causadora de tudo: Virgínia. Verônica pensa que a visita de João está relacionada com os resultados do seu segundo exame. Ela deduz que deu positivo, e que realmente tem pouco tempo de vida. Ela chora. Teodoro descobre, através do investigador Ruiz, que Verônica teria viajado para a Europa, e que talvez esteja na Espanha com sua mãe. O médico responsável pelo exame falso de Verônica, vai até a clínica e reconhece Virgínia como a mandante deste delito. Verônica não aceita o amor de João. Diz que só pode vê-lo como seu primo. Ela também não aceita procurar um especialista para se tratar. Ela teme que as radiações deste tratamento possa afetar a saúde de seu filho. Teodoro conta a Sara que Virgínia é a culpada por tudo que Verônica está passando. Nicole tenta se aproximar de Demétrio para tentar ajudá-lo nesse momento tão difícil, mas ele não aceita e pede a ela que respeite sua dor. O Dr. Moguel e o padre Willians conversam com André Belot e conseguem uma pista sobre o paradeiro de Verônica . Imediatamente contam a Demétrio que talvez Verônica esteja no apartamento da mãe em Madrid. Demétrio chega ao apartamento de Miranda e vê Verônica vindo da rua com o João, ela aparenta estar feliz, o que gera um clima forte entre os três.
MAR DE AMOR
Depois de encontrada na costa, desacordada, Coral é levada por Antônio para sua tapera. Ela desperta do nada, e só sabe dizer que se chama Coral, e que estava procurando por um homem. Na casa de Luz começam a velar Jorge. Antônio diz a Coral que por a ter encontrado, de agora em diante ela será dele, e a beija. Estrela Marinha fez uma prova e está muito ansiosa. Violeta a garante que certamente ela foi muito bem, pois se dedicou muito. Coral se lembra de um homem queimando em umas rochas a beira mar, mas não se lembra quem é a pessoa. Durante um sonho, Guilhermo vê Jorge, e ele o pede que dê a sua filha tudo o que lhe é de direito. Guilhermo não imagina que Jorge morreu. Moharidas pensa que a mulher da praia pode ser Catalina, e se pergunta a quem essa mulher causará problemas desta vez. Sem saber sua identidade, Victor está a ponto de entrar na tapera de Antônio para falar com Coral. Leon vai a tapera de Luz para velar Jorge. Luz o enfrenta, dizendo que ele não tem direito algum de estar ali, pois tratou o falecido mal a vida toda. Helena também enfrenta seu pai e Santos acaba por tirar Leon da tapera. Na casa de Antônio e Aurora, Coral diz que não se recorda de nada, só que está á procura de um homem cujo qual ela também não se lembra. Victor Manuel está seguro que ele é homem que Coral procura. Moharidas insiste que Antônio deve expulsar Coral de sua casa, pois ela só o trará problemas. Na capital, Hernan segue apoiando Estrela, ele a empresta dinheiro, e diz que pode o pagar aos poucos.
ABISMO DE PAIXÃO
Damião diz a Elisa que eles não devem se preocupar com o presente, só devem pensar no futuro. Betânia e Edmundo chegam a casa de Augusto para jantar, Carmen pede a Augusto que os receba sozinho, pois se sente mal. Betânia pede a Edmundo que examine Carmen, pois talvez seja algo grave, ele aceita. Carmen humilha Edmundo, e posteriormente tenta beijá-lo, mas Edmundo a rejeita. Carmen diz a Edmundo que sabe poder ter-lo a hora que quiser. Almerinda diz a Augusto que seu advogado a disse que ela pode mandá-lo para a cadeia. Guido diz a Almerinda que Florência voltou chorando para a casa, e assim sendo prefere que a filha vá embora de uma vez por todas com ele para a capital. Almerinda pede uns dias mais para Guido, pois precisa de sua ajuda na processadora, porque não pode confiar em mais ninguém, ela diz estar só e precisar do apoio de um homem. Augusto, furioso, recrimina Edmundo por não haver sido suficientemente homem para dizer lhe que estava dormindo com sua mulher e o agride. Florência diz a Almerinda que uma vez mais foi usada por Damião, que acaba de voltar com Elisa, e a dispensar sem maiores explicações. Ingrid diz a Ramiro que Kenia descobriu os boletos de avião que guarda na caixa, e que provam a inocência de Estefânia. Ramiro, preocupado, diz a Ingrid que espera que Kenia não tenha contado nada a ninguém, pelo seu prórpio bem. Ramiro se enfurece ao saber que Guido estará a cargo da processadora, furioso e irônico, ele parabeniza Guido, e o diz que é bom que Almerinda o tenha para protegê-la. Guido diz que do jeito que Ramiro fala, o dá a entender que Almerinda o agrada como mulher, e diz tome cuidado, pois em uma dessas pode acabar perdendo seu emprego, Ramiro responde que Almerinda jamais seria capaz de despedi-lo. Carmen pergunta ao Padre Lupe se ele revelou a alguém o seu segredo, Padre Lupe responde que segredo de confissão é inviolável, e jamais disse nada, mas sente informar lhe que alguém mais conhece esse segredo, e tem as provas necessárias para se fazer ouvir diante dos interessados. Carmen, cínica, responde que sabe que a outra pessoa que conhece seu segredo é Ramiro, mas não o convém trair-la. Padre Lupe diz a Carmen que não tinha idéia que Ramiro era seu cúmplice, mas não se referia a ele, e completa dizendo que a pessoa que sabe do segredo está muito próxima a ela, mas também muito distante, a ponto de não se fazer descobrir. Carmen, fora de si exige que o Padre a revele a identidade da pessoa, o Padre então a lembra quanto á necessidade de não violar um segredo de confissão. Lupe diz a Carmen que a única maneira de salvar-se é ela mesma revelando toda a verdade á Augusto, ela afirma que jamais o fará.
MEU CORAÇÃO É TEU
Fernando escuta a voz de Estefânia, que lhe diz para não permitir que Ana vá embora, ele se comove muito e agradece Estefânia. Fernando diz a Ana que com o beijo que se deram, sentiu que ela também o amava. Ana confessa á Fernando que o ama, ele fica muito feliz, ela completa dizendo que eles não devem revelar isso as crianças. Sara fica triste porque sua mãe não vai vê-la. Ana diz a Sara que talvez sua mãe esteja muito ocupada, e a abraça. Isabela reclama a Fernando por ele não estar a esperando para levá-la para a casa, tendo em vista que ela já está de alta, Fernando responde que irá ao concurso de dança de Sebastião, mas que Zeus irá buscá-la no hospital. Isabela se surpreende quando descobre que Sebastião vai dançar, ainda estando machucado. Fernando diz a Ana que Soledade já é de sua família, e que seu desejo é que a senhora também viva na mansão. Antes de sair do hospital, Isabela passa no quarto de Henrique e se assusta ao vê-lo de olhos abertos, ela acredita que ele ainda esteja em coma, mas na verdade ele pode escutá-la. Henrique, ao escutar as ameaças de Isabela, jura que se vingará dela, e também de Fernando. Sebastião e Sara ganham o concurso, mas ele volta a se machucar. Ângelo diz a Soledade que sente ciúmes de Fernando. Lênin rouba um beijo de Fanny e ela se zanga. Jennifer e Johnny dizem a Ana que abriram uma academia de Pole Dance. Fernando vai a casa de Isabela buscar seu bebê, pois ela se nega a cuidar-lo. Ana está numa consulta com Ângelo, quando chega Magda, sua ex-esposa. Ângelo conversa com Ana quanto a seus sentimentos por Magda. Leon prepara uma surpresa á Fanny, e pede que ela se case com ele. Fanny, sentida, diz a Leon que se considera jovem demais para casar, Leon fica desolado e pensa que ela não quer se comprometer com ele por causa de dinheiro. Fernando começa a montar um presépio junto com as crianças, e elas pensam em fazer uma peça teatral, onde Fernando seja José e Ana a virgem Maria, todos ficam super empolgados com a idéia, e começam a preparar tudo. Margarida tenta explicar á Leon os motivos que pode ter tido Fanny para tranqüilizar-lo. Fernando cuida de Diego Nicolas, todos na mansão Lascurain ficam encantados com o bebê. Magda explica á Ângelo os motivos que a levaram a decidir se por abortar seu bebê, e o diz que se arrepende amargamente do que fez, pedindo o perdão.
CUMPLICES DE UM RESGATE
Isabela volta a ser ela mesma na mansão e Manuela vai de volta para o vilarejo, porém, a menina deixa seu celular cair no quarto antes de ir embora. Os seis anões pedem demissão por encontrar um emprego que paga um salário melhor. Para segurar Nico, Giuseppe dá um aumento de salário para seu assistente. Meire diz que estranha o homem envolvido em adotar os irmãos Vaz. Meire garante para Flora que viu ele com fotos de várias crianças e que precisam investigar quem é esse casal. Frederico vai até a mansão e descobre que Navarro é apenas empregado do local, pois a casa é de Regina. Arthur fica chocado ao saber que Priscila é filha de Geraldo. Rebeca e Nina estranham o comportamento de Manuela, que voltou a ser como sempre foi, inclusive quanto as roupas. Geraldo conta para Regina que irá sumir da cidade e pedir demissão da gravadora devido a prisão de Joel.
Novela da BAND
SILA
Narin se emociona ao ver um vídeo de Azad. Os pais de Narin vão buscá-la na casa de Bedar, mas ela se recusa a voltar para casa. Mahmut procura Boran para tentar desfazer o acordo de casamento. Dihan fala com Esma e a esposa escuta. Boran consegue desfazer o acordo de casamento, mas Sila põe tudo a perder.
RECORD
ESCRAVA MÃE
Juliana encara Almeida que está com o chicote em mãos. Esméria observa, triunfante. Miguel mal consegue manter os olhos abertos diante dos ciganos. Eles colocam Miguel na carroça e de repente se deparam com Osório. Esméria se justifica a Almeida porque não deve ser castigada também. Osório se aproxima da carroça e uma mulher esconde Miguel com uma manta. Osório pergunta se não viram um homem ferido pelo caminho, os ciganos respondem que não e continuam viagem. Para surpresa dos escravos, Almeida solta Juliana e prende Esméria no pelourinho para ser castigada. Alguns meses depois e Almeida e Urraca estão na sede da corte para conhecer o príncipe e conversam sobre como as coisas estão caminhando e sobre a paternidade que está prestes a acontecer com Almeida. Teresa está grávida de pousos meses e sente muitas dores e confessa ao Dr. Pacheco que não quer perder o bebê. Maria Isabel já está com barriga crescida e caminha com Petúnia, ela sente dores e Petúnia vai buscar ajuda. Urraca e Almeida continuam caminhando ao paço e Urraca avista Petúnia correndo, um pouco distante. Almeida diz que vai atrás e pergunta a Urraca se ela tem certeza do que viu e se Petúnia estava grávida. Urraca não consegue distinguir e alerta que não podem chegar atrasados ao encontro e Almeida concorda com Urraca. Petúnia se depara com Miguel ao pedir ajuda aos ciganos. A pensão de Rosalinda está enfeitada. Quintiliano e Filipa recebe um convite para um baile de máscaras. Maria Isabel e Petúnia chegam na casa da tia e Petúnia conta que viu Miguel e Maria Isabel não acredita, pois na carta que recebeu de Teresa dizia que Miguel havia morrido, mas Petúnia insiste em dizer que ele não morreu. Urraca está ansiosa para receber o título do príncipe, ela se abana com o leque. Almeida é condecorado a comendador e condecora Urraca a Baronesa de Barangalha que fica horrorizada. Rosalinda recebe um convite para a inauguração do novo palecete, no baile de máscaras, mas percebe que será no mesmo dia da festa na pensão. Rosalinda tira satisfação com Loreto sobre a data do baile, ele alega que não pode fazer nada. Nestor pede que Irani explique porque ficou tão nervosa quando viu o cesto com pertences indígenas. Rosalinda recebe alguns convidados na pensão. Beatrice convida Quintiliano para jantar e ele aceita. Filipa se veste novamente de homem sob olhar de Bá Teixeira. Tomás visita a pensão e Violeta recusa uma bebiba oferecida a ela, que recusa e lhê dá um tapa. Filipa entra vestida como homem. Loreto caminha pela vila e inspeciona tudo. Beatrice e Quintiliano estão bem próximos e de repente Esméria entra e eles se assustam. Tia Joaquina orienta Juliana a preparar Teresa, pois o filho não irá vingar. Urraca chega em casa com muita raiva, inconformada com o título que recebeu e proíbe Almeida de comentar com alguém. Petúnia leva Maria Isabel ao local em que viu Miguel. Maria Isabel grita por Miguel e sente uma forte dor e leva as mãos a barriga. Teresa cai ao chão, sente dores e chora. Beatrice diz que foi um acidente. Esméria rasgou os laços do calço que Teresa usa, sem que ninguém visse. Beatrice percebe que Teresa está sangrando. Almeida chega correndo e vai junto pra Teresa e segura sua mão, ela chora e pede perdão. Maria Isabel está no chão e vê o vestido já molhado e avisa Petúnia que o filho vai nascer.
OS DEZ MANDAMENTOS
Moisés enterra os ossos de Jetro. Hebreus treinam espadas, em duplas, e Josué os orienta. Quemuel, líder da tribo de Efraim, vai a Josué e Calebe, e diz que quer ajudar no treinamento. Moisés e os familiares se emocionam ao chegarem na frente da casa de Jetro, em Midiã. Damarina sugere que eles voltem a morar no local e todos começam a se animar com a idéia. Eles também chamam Natan e sua família para ficarem por ali. Um grande ritual é realizado na sala do trono. Sacerdotisas dançam sensualmente e uma em especial está ao centro. Balaque e Elda olham satisfeitos. Emma avisa à Betânia que Cosby está no palácio. Talita diz ter aprendido a confiar no Deus de Adira e hoje é livre e feliz por isso. O ritual termina e a sacerdotisa que está ao centro é Cosby. Betânia chega para abraçar a filha, mas não é recebida com o mesmo entusiasmo. Ela pede para ficar a sós com a filha. Zur recebe mais uma carta de Adira para os filhos, mas manda queima-la, como todas as outras. Cosby, sem paciência com a mãe, diz acreditar em outros deuses. Betânia insiste, mas a moça desdenha. A rainha as interrompe e diz que preparou um passeio para Cosby e as duas saem. Betânia fica frustrada. Algum tempo se passa. Moisés e Zípora retornam ao acampamento. Balaque se apavora ao descobrir que seus filhos estão mortos. Ele se apavora e lembra que a palavra de Balaão se cumpriu. Betânia, arrasada, diz para Haya que sua filha parece gostar mais da rainha do que dela e lamenta que Cosby seguiu o caminho que ela mais temia. Gahiji avisa que Simut e Jerusa permanecerão em Midiã. Zípora avisa a Moisés que precisam encontrar Adira e Betânia. Josué se emociona ao lembrar de Ana e diz para Calebe que até hoje ninguém sabe a causa da morte dela. Otniel lamenta por nunca ter conhecido sua mãe. Balaque, muito abalado pela morte dos filhos, recebe os cumprimentos de príncipes do reino e de sua família. Cosby chega e corre para abraçar o pai. O rei diz que essa maldição tem que ter fim e Zur diz que Balaão está cada vez mais poderoso, sendo procurado por todos os reis da região. Ilan diz que quer participar dos treinamentos de combate, mas Safira não gosta da ideia. Baraquias se anima e diz que os hebreus precisarão passar por Hesbom para chegar à Terra Prometida. Algum tempo se passa. Moisés e Arão diante do povo, que murmura, e dizem que estão sem água, e que seria melhor ter ficado no Egito do que morrerem no deserto como animais. Moisés se enfurece e diz que está farto, que em todos esses anos, eles só sabe reclamar. Arão, que também fica irritado, diz que seu irmão tem razão, pois mesmo depois de tudo que presenciaram, eles ainda duvidam. Josué e Eleazar ficam preocupados ao saberem que o povo está murmurando. Arão e Moisés, irritados, vão em direção ao tabernáculo, colocam seus rostos no chão, e perguntam a Deus até quando ficarão ouvindo as reclamações do povo. A nuvem em cima do tabernáculo vira fogo e Deus fala com eles. O Senhor diz para Moisés falar com a rocha, que dela sairá água. Moisés e Arão diante do povo, visivelmente irritados. Moisés, em um momento de raiva, bate a ponta do cajado duas vezes com força na rocha e a água jorra por ela. O povo fica feliz e corre para se saciar. Deus chama por Moisés e pergunta porque ele bateu na rocha se era para apenas falar com ela. Ele e Arão não respondem. Deus avisa que não permitirá que eles conduzam o povo para a Terra Prometida. Joana tenta consolar Arão, enquanto Moisés diz sábias palavras a Josué. Arão olha para o céu e pede perdão a Deus. A coluna se mexe, indicando que é hora de partir. O fenômeno vai guiando o povo pelo deserto. Algum tempo se passa. Oren, aflito, avisa a Adira que os hebreus estão chegando a Hesbom. Enfraquecido, Arão declara seu amor por Joana. Ela chora e diz que não vai aguentar ficar sem o marido. Arão se despede de sua família. Ele, sereno, diz a Moisés que chegou a hora. Arão se despede de todos e sobe ao monte Hor, acompanhado por Moisés e Eleazar. Ele avisa que está pronto para conhecer Deus.
*OS RESUMOS DOS CAPÍTULOS ESTÃO SUJEITOS A MUDANÇAS EM FUNÇÃO DA EDIÇÃO DA NOVELA