“O produtor precisa se concentrar no planejamento e utilizar a fórmula preço de venda x custo de produção”. A advertência é do analista financeiro, Miguel Daoud, durante a palestra ‘Perspectiva para o agronegócio’, no etapa Chapadão do Sul do Circuito Aprosoja, no Parque de Exposições do município.
Miguel Daoud, é formado pela Escola Superior de Administração de Negócios pela Universidade Católica de São Paulo – PUC. É apresentador do Canal Rural, analista financeiro, comentarista político e palestrante nesses segmentos. Já participou como comentarista de programas na Rede Globo, Globo News, Rede Vida, TV Cultura, Rádio Jovem Pan, Bandeirantes e Band News.
Entre os desafios para o próximo ciclo de plantio e colheita está o crédito escasso, juros altos e preços no mercado internacional em queda, aponta o analista. Para Miguel, o resultado da safra vai depender quase que exclusivamente do comportamento do agricultor diante do mercado. “Diante desse cenário, que sem dúvida é grave, teremos que ter um entendimento com clareza do que vem pela frente e agir coletivamente”, explica.
Questões políticas e econômicas do Brasil e mundo também foram discutidos durante a palestra. “Sabendo que os produtores têm habilidades para superar crises, queremos oferecer possíveis caminhos para lidar com este momento turbulento”, explica o presidente da Aprosoja/MS, Mauricio Saito.
Em cada etapa, o Circuito realizado pela Aprosoja/MS – Associação de Produtores de Soja e Milho de MS leva até o produtor rural diferentes temas com especialistas que oferecem orientações técnicas, agrônomas e financeiras, além de apresentar uma contextualização do mercado em âmbito nacional e internacional.
O Circuito Aprosoja/MS fez parte da programação da 23ª Exposul – Exposição Agroindustrial de Chapadão do Sul, A feira é organizada pelo sindicato rural da cidade em parceria com a Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS.
Marcaram presença, dezenas de produtores rurais, consultores, contabilistas, membros da diretoria do Sindicato Rural e da Deputada Federal, Tereza Cristina. Presidente da APROSOJA, Almir Dalpasquale, presidente da Famasul, Nilton Pickler
A parlamentar disse que ela é apartidária e mesmo sendo da base de oposição ao atual governo federal sempre vai reconhecer e votar no que é bom para o agronegócio brasileiro. Tereza Cristina disse que é quando está analisando e votando projetos e propostas para o bem do Brasil é apartidária e assim todos deveriam ser.
Fonte: Assessoria de Imprensa Sistema Famasul