Projeto Onça Pintada estará sábado atendendo em Chapadão do Sul

O ônibus da Organização Não Governamental (ONG) Onça Pintada, estará em Chapadão do Sul neste sábado (25), realizando exames de prevenção e combate ao câncer de mama, além de coleta de preventivo para exame de prevenção do câncer do colo do útero.

Os atendimentos serão realizados na Unidade de Saúde do Centro, na rua sete 443, das 7 às 17 horas. Os atendimentos acontecem em um ônibus completamente equipado para a realização dos exames preventivos.

As pessoas que apresentar qualquer tipo de alteração, serão encaminhadas para Campo Grande, no próximo dia 09 de julho, para realizar a mamografia.

Onça Pintada

Criado em 2001 o Grupo Onça Pintada é uma Organização Não Governamental (ONG), que desenvolve em Mato Grosso do Sul, programas de prevenção e combate ao câncer de mama.

O programa conta com apoio do deputado Paulo Corrêa em parceria com o governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Saúde.

O Grupo tem por finalidade conscientizar a população sobre os perigos da doença e a importância do auto exame regular. A unidade móvel do GOP, adaptada com equipamentos e macas, percorre os municípios do Estado, incluindo localidades de difícil acesso como aldeias indígenas, assentamentos rurais e comunidades menos favorecidas, onde são realizadas palestras e exames preventivos, alertando as pacientes sobre como detectar nódulos e a importância de se fazer o auto exame da mama mensalmente.

Cada mulher é atendida individualmente e nos casos em que são detectados nódulos as pacientes são encaminhadas para realização de exames, cirurgias, quimioterapia ou radioterapia e reconstrução mamária. Todo este processo é acompanhado pela equipe do Grupo Onça Pintada, formada por médicos ginecologistas, enfermeiros e auxiliares, que mantém contato com hospitais da rede pública para realização do tratamento.

Em onze anos de existência o Grupo Onça pintada já percorreu mais de 60 municípios sul-mato-grossenses, atendeu mais de 40 mil pessoas, realizou mais de 5 mil exames e pelo menos 2 mil mulheres foram encaminhadas para tratamento cirúrgico.

Atualmente o GOP conta um aparelho de ultrassom e tem como meta a aquisição de um mamógrafo para atender com mais precisão e rapidez