O próximo administrador do Município terá grandes desafios para a geração de emprego e renda, exigindo muita experiência e competência na área pública para enfrentar e apresentar soluções concretas e reais, pois o atual quadro não admite mais inexperiências e erros.
A primeira condição é a introdução de uma Administração Pública rápida e eficiente, por meio da valorização e motivação dos funcionários públicos em conjunto com uma equipe competente, agregando e congregando todas as forças e interesses da população, em benefício do restabelecimento da credibilidade e esperança em dias melhores, criando assim o ambiente necessário para investimentos privados, recolocando Chapadão do Sul na liderança regional em termos de crescimento e desenvolvimento econômico.
Para quem conhece nosso município e saindo dos chapadões, sabe que ainda existem muitas áreas rurais com potencial para aumento da produção agropecuária e introdução de novas atividades, como a silvicultura, piscicultura, apicultura e avicultura mas que precisa de uma atuação mais efetiva da Administração Pública, criando condições logísticas e estruturais (como estradas) para o melhor aproveitamento econômico destas regiões afastadas da sede do município, servindo de exemplo a região do assentamento aroeira, onde existem um grande potencial produtivo pouco explorado e incentivado.
Mas tudo isso passa pela consciência que a agricultura ainda é grande geradora de emprego e renda em nossa cidade, pela luta e trabalho diário dos valorosos produtores rurais que transformam suas propriedades em grandes indústrias do agronegócio, tornando-se um importante setor que jamais deve ser esquecido ou marginalizado, merecendo sempre o apoio da Administração Pública em conjunto com o Sindicato Rural, Fundação Chapadão, Ampasul e outras entidades, todas importantes para o setor.
Da mesma forma, por meio de uma ampla parceria com a Associação Comercial, o incentivo, a valorização e apoio ao comércio, prestadores de serviços e micro e pequenas indústrias locais, deve ser prioridade do próximo governo, como fizemos quando fomos Prefeito, criando o polo empresarial e o PRODICHAP (Programa de Desenvolvimento de Chapadão do Sul), trazendo o SEBRAE e vários cursos técnicos para qualificação dos empresários e dos empregados, gerando condições para o desenvolvimento e crescimento das empresas locais. Campanhas para que empresários passem a adquirir produtos do comércio local, bem como, programas para valorização do jovem e seu primeiro trabalho, é importante para fomentar emprego e renda.
A implantação de uma política pública de compra no comércio local é de grande importância para o crescimento das empresas de nosso Município, pois retornará para economia local uma grande parcela do dinheiro arrecadado com impostos.
O retorno a liderança regional, passa pelo estabelecimento em nossa cidade de um polo educacional e de saúde, que iniciamos em nossa administração, com a implantação da FACHASUL e tratativas iniciais para implantação da Universidade Federal, e construção do Hospital Municipal, com capacidade regional, atraindo consumidores de serviços médicos e educacionais para nosso município.
A próxima Administração Pública, não pode deixar de ter o apoio político do Estado e da União, para conseguir os recursos necessários para investimentos em asfalto e obras de infraestrutura, principalmente para a finalização do aeroporto municipal com a construção de um terminal de passageiros, melhorando nosso acesso e injetando com isso mais dinheiro destes repasses na economia e comércio local.
A importância deste apoio do Estado, se revela também na destinação e direcionamento da instalação de indústrias do agronegócio em nosso Município, agregando valor a matéria prima produzida aqui.
Por fim, a realização de parcerias entre os setores público e privado, se revela necessário para troca de impostos por colaboração em áreas estratégicas e importantes para o crescimento econômico.
Como vimos, são muitas as ações concretas e reais que devem ser implementadas em nosso Município pela próxima Administração Pública, para que se aumente a geração de renda e emprego, recuperando nossa liderança regional e melhorando sensivelmente a qualidade de vida de toda população, voltando a termos o melhor índice de desenvolvimento humano (IDH) do Estado, que conquistamos quando fomos Prefeito.