Corpo de Bombeiros de Costa Rica recebe instrumentos para melhor atendimento à população e qualidade no serviço
O 19º Subgrupamento de Bombeiros Militar de Costa Rica – MS recebeu no final do mês de maio de 2016, mais uma importante ferramenta para o atendimento em acidentes com vítimas presas nas ferragens. Ainda no mês passado, os militares receberam instruções com o objetivo de capacitá-los na operação e manuseio seguro durante a utilização do novo instrumento.
Para mostrar a capacidade do novo instrumento, na manhã da última sexta-feira (17), o cabo Guedes juntamente com os soldados Baroni, Maykon e Escobar apresentaram à nossa reportagem o desencarcerador Holmatro SR 40 PC – 2 que foi destinado ao Município.
O instrumento possui três importantes ferramentas como, cilindro telescópico, modelo: TR4150 dotado de 2 êmbolos mecânicos com elevação de 1,5m e capacidade para levantar até 30 toneladas; Expansor modelo: SP5260, com força de abertura de 53,2 toneladas, força de fechamento de 13 toneladas e força de tração de 8,4 toneladas, além de uma abertura de 180 graus; E a Tesoura modelo: CU5050, com abertura de 182mm e força de corte de 144 toneladas.
De acordo com o comandante da corporação, major Aldinei Peres da Silva, no Estado de Mato Grosso do Sul, somente Costa Rica possui esse instrumento em uso. “Este equipamento hidráulico é um dos mais modernos de sua categoria para movimentação e corte de estruturas metálicas, é mais seguro, mais leve e opera até duas ferramentas ao mesmo tempo. Ele custa em torno de R$ 82.000,00 e é o sonho de consumo de todo quartel”, avalia.
O desencarcerador foi custeado através de uma parceria entre a Administração Municipal, Poder Legislativo, Governo Estadual e o Comando Geral do Corpo de Bombeiros. “Agradecemos à Câmara de Vereadores, ao Município de Costa Rica e ao Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Esli Ricardo de Lima, que nos deram a oportunidade de termos esse equipamento tão eficiente e prático”, declarou o major Aldinei Peres da Silva.
Além do desencarcerador, a corporação também recebeu um Kit Pick-Up de combate a incêndios e quatro esguicho pistola.
Segundo o comandante da corporação, o Kit de combate a incêndio que custa em torno de R$ 22 mil, possui capacidade de 400 litros de água e pode operar por até 40 minutos. “Recebemos esse kit em razão da quantidade de área de matas que temos aqui na região”, explica o major Aldinei que complementou “já os esguichos, ajudam a chegar em espaço de difícil acesso, colaboram na qualidade do serviço e permite ao operador escolher a distância, direção e quantidade de água utilizada”.
“O 19º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros possui as melhores e uma das mais novas viaturas do Estado”, finalizou o major Aldinei Peres ao comemorar o sucesso da unidade em Costa Rica.