O nome o governador Reinaldo Azambuja ficará grava para sempre nos anais documentários do Sindicato Rural de Chapadão do Sul. Ele foi o primeiro governador do Estado a participar da abertura oficial da Exposul, ao longo dos seus 23 anos. Para este fato o presidente do Sindicato Rural, juntamente com toda a sua diretoria, fez a entrega de uma placa ao governador.
Abertura da maior feira do agronegócio do estado de MS, contou com a presença de várias autoridades, como deputados federais, Tereza Cristina, Marum e Mandetta, além dos deputados estaduais, Junior Mochi, presidente da AL, Paulo Correa, Rinaldo, Marcio Fernandes, Beto Pereira, secretários estaduais, presidente da Aprosoja, prefeitos de Figueirão, Cassilândia, Chapadão do Céu, Paraiso das Aguas, vereadores.
O tema dos discursos mais uma vez foi o setor produtivo e a crise nacional que estabelecida pelo governo federal que está atingindo a todos setores da economia nacional.
A falta de armazéns para o armazenamento de grãos no município, foi lembrado pelos deputados, que pediram aos parlamentares federais, que intercedam junto a ministra Kátia Abreu, para encontrar soluções, lembrado que Chapadão do Sul, vai bater o recorde de produtividade do estado na Safrinha de milho e terá problemas em armazenar o produto.
O Governador Reinaldo Azambuja, enfatizou em seu discurso, que ele além de governador é um produtor rural e, que passa pelas mesmas dificuldades. Afirmou que busca alternativa para soluções do setor no estado. Destacou os investimentos que serão realizados nos próximos anos em MS, através de industrias que chegam ao patamar de R$ 21 bilhões, destacando que a Cargill de Três Lagoas, vai dobrar a sua indústria de esmagadora de soja, além de investimento de outras empresas no setor de celulose.
Redução do ICMS no Diesel
O governador Reinaldo Azambuja anunciou ao produtores e empresários, que nos próximos dias estará enviando a Assembleia Legislativa, o projeto de lei, que vai reduzir o ICMS sobre o Diesel de 17% para 12%.
Fim do ICMS na conta de Energia
Aos empresários e a parte da população do estado, Azambuja, fez o anuncio que estará encaminhado a Al, outro projeto de Lei, que vai RETIRAR das contas de Energia que tem a faixa vermelha a cobrança do ICMS.
Finalizando, o Governador Reinaldo Azambuja reafirmou que o Estado manterá parceria com todos os municípios, independente da sigla partidária, estruturando o desenvolvimento regional. “Vamos governar para os 79 municípios do Mato Grosso do Sul.” Anunciou que lançará programas de incentivo para segmentos importantes da cadeira produtiva e investir na logística. Parabenizou os organizadores da 23ª Exposul pela grande exposição e ratificou que será sempre parceiro da classe produtora.
O Presidente do Sindicato Rural, Rudimar Borgelt falou da ampliação do recinto, investimentos em melhorias como a cobertura completa de toda arquibancada do rodeio, e enalteceu que os visitantes poderão conhecer o que há de mais moderno em tecnologia para o agronegócio.
Agradeceu ao governador e todas as autoridades presentes, fez homenagem ao grupo Tenoar Aviação Agrícola, que é patrocinador ao longo das 23 exposições.
Após o enceramento todas as autoridades participaram no stand da Case, da entrega de um trator doado pela Uniggel e Case a Fundação Chapadão