Atendendo 60 estudantes em Costa Rica – MS, o Projeto Florestinha, oferecido pela PMA/MS – Polícia Militar Ambiental de Mato Groso do Sul – com apoio do Governo Municipal e da Odebrecht Agroindustrial através do Programa Energia Social para a Sustentabilidade Local, comemorou na última sexta-feira, 10 de junho de 2016, o primeiro ano de implantação no Município.
Por meio do Governo local, o Projeto Florestinha conta com o apoio da Secretaria de Assistência Social de Costa Rica através do CRAS – Centro de Referência em Assistência Social – e a SEMED – Secretaria Municipal de Educação – por meio do Programa Buscando Novos Sonhos.
Atualmente o Projeto Florestinha atende 60 crianças com idade entre 07 e 14 anos, dividas em turmas do Matutino e Vespertino. O prefeito de Costa Rica prestigiou a comemoração e enfatizou que as crianças e adolescentes que participam do projeto colocam em prática o que aprendem e levam os ensinamentos para o resto da vida.
“Os trabalhos educacionais executados pelas crianças e adolescentes do Projeto Florestinha, de certa forma, atingem melhores objetivos aos trabalhos executados diretamente pelos policiais, pois há menos resistência e mais abertura dos estudantes com relação à discussão dos temas, com as crianças e adolescentes do Projeto”, enfatizou o superintendente da Odebrecht Agroindustrial Polo Taquari, Kleber Albuquerque ao destacar a importância do Florestinha para a educação das crianças.
Conforme o comandante da PMA subtenente Marcilio Dias de Oliveira, o projeto tem o objetivo de socializar crianças e adolescentes em situações vulneráveis, promovendo a sensibilização ambiental nos horários ociosos de jovens e adolescentes de localidades críticas. “Aqui passam crianças e adolescentes que amanhã podem servir à sociedade como jornalistas, engenheiros, empresários, administradores e diversas outras profissões”, complementa.
Para participar do Projeto Florestinha as crianças e adolescentes precisam estar matriculadas, ter frequência escolar superior a 75% do ano letivo e preferencialmente estarem inseridas no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos do CRAS. “Os alunos são a cereja do bolo. Sem vocês o projeto não seria belo e interessante”, ressaltou a facilitadora e relatora do Programa Energia Social, Eliane Martins,
Durante a cerimônia de comemoração do 1° ano, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o novo padrinho do projeto, o engenheiro da Odebrecht Agroindustrial Marcus Takahashi. Também participaram da solenidade, o gerente de Pessoas e Administração, Luis Gaião, o membro do Conselho Geral Wellington Tavares Oliveira e o cabo da PMA Barbosa, atual instrutor do Florestinha.