O Município de Costa Rica – MS por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento em parceira com o SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – e AGRAER- Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural – ofereceram entre os dias 07 a 09 de junho o curso “Criação de Bezerras e Novilhas para a Produção de Leite”.
O treinamento que foi ministrado pelo médico Veterinário Eurípedes Junior foi realizado no Sítio dos Amigos de propriedade do produtor Aparecido Guedes Cardoso (Guedinho) e contou com a participação de cerca de 20 trabalhadores rurais que cultivam a bovinocultura de leite.
O Chefe do Executivo esteve prestigiando o encerramento do treinamento e ressaltou que Mato Grosso do Sul é um Estado importante para o País na produção de leite, ocupando a 13ª colocação entre os estados que mais produzem o alimento.
Já o secretário de Agricultura e Desenvolvimento, Keyler Simey Garcia Barbosa, enfatizou que o objetivo do curso foi instruir os produtores de leite a desenvolver práticas de criação e produção de bezerras e novilhas para obter futuras matrizes produtoras de leite. O gestor não pode comparecer no encerramento do curso por estar cumprindo agenda fora da cidade.
O curso teve carga horária total de 24 horas. Nos dois primeiros dias foram apenas aulas teóricas e no último dia eles colocaram em prática o que aprenderam. De acordo com gestor de Desenvolvimento Rural, o engenheiro Agrônomo da AGRAER, Alan Ricardo Novaes, o treinamento abordou como pontos principais os cuidados na gestação; atendimento e cuidado aos bezerros recém-nascidos; importância do colostro; acomodações para bezerros; além de criação e manejo de novilhas leiteiras.
“Saber cuidar dos animais garante uma melhor qualidade e por consequência um aumento de renda ao produtor”, enfatizou Alan Ricardo que agradeceu também a parceria do Sindicato Rural de Costa Rica