Secretaria de Saúde realizou Audiência Pública e apresenta dados dos serviços desenvolvidos no primeiro quadrimestre de 2016
A secretária Municipal de Saúde Adriana Tobal, apresentou na tarde de segunda-feira, 06 de junho de 2016, durante a realização da Audiência Pública na Câmara dos Vereadores de Costa Rica – MS, o relatório do primeiro quadrimestre de 2016 dos serviços desenvolvidos pela sua pasta.
O vice-presidente da Casa de Leis, vereador Ailton Martins de Amorim abriu a sessão que contou com a participação da equipe de Governo, de vereadores, dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde e sociedade em geral.
Ao fazer uso da Tribuna, a secretária Adriana Tobal apresentou um relatório com todas as consultas e ações executadas nas seis unidades de ESF – Estratégia Saúda da Família – e na FHCR – Fundação Hospitalar de Costa Rica. Ela ainda explanou as especialidades ofertadas, o número de consultas, exames, procedimentos, cirurgias, visita domiciliares, a locomoção de pacientes para tratamento em outras cidades, entre outros.
“Temos 100% de cobertura populacional realizado pelas ESFs. Foram feitos aproximadamente 31 mil consultas médicas nos quatro primeiros meses de 2016 e mais de 20 mil visitas domiciliares”, explica a secretária. O relatório quadrimestral de dados e produção de serviços mostrou também que nesse período foram realizadas pela atenção básica 16.141 exames laboratoriais e 1.364 consultas de pré-natal, dados referentes ao período de janeiro a abril de 2016. Clique em Download e veja os dados completos apresentados durante a Audiência Pública.
Outro dado que chamou a atenção durante a apresentação foi, referente ao número de pacientes que vão para Campo Grande em vaga zero. Foram 53 pacientes. “Esse número é muito alto. A maioria dos casos é em consequência de acidente de trânsito, onde em 90% dos casos a bebida alcoólica está presente. Peço à Polícia Civil, Militar e aos vereadores que ajudem a minimizar esses casos”, advertiu Adriana Tobal.
A secretária também destacou durante a audiência que o índice de dengue no Município caiu, em razão do trabalho de prevenção que vem sendo feito. Ela frisou também que Costa Rica alcançou a meta de vacinas aplicadas no grupo de risco, mas pediu que quem faz parte desse grupo vá aos ESFs e tome a vacina.
O secretário de Administração e Finanças, Paulo Renato Andriani participou da composição da mesa no ato representando o Chefe do Executivo e apresentou os demonstrativos de receitas correntes, tributárias e patrimoniais, despesas e fontes de recursos do Município.
Ao final da Audiência Pública, o vice-presidente Ailton Amorim abriu para que o público presente pudesse tirar dúvidas, fazer críticas e oferecer sugestões.