Emancipado em 2003, Figueirão (MS) venceu a etapa estadual do 9º Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor na categoria Pequenos Negócios no Campo através do projeto Produzir Mais. Voltada à área rural do município, a iniciativa tem como finalidade apresentar ferramentas de desenvolvimento da agricultura familiar, potencializando a vocação local ao agronegócio, principal fonte econômica do município. O desafio agora é vencer a etapa nacional do concurso.
“O nosso foco não é atacar o resultado dos problemas, mas sim as causas que atravancam o desenvolvimento, evitamos assim soluções simples e de pouca eficiência, evitando que os problemas voltem a acontecer. O sucesso verdadeiro está na transformação e melhoramento da vida e do ser humano, este é o nosso foco”, afirma o prefeito Rogério Rosalin (PSDB).
Chegar lá não foi fácil. O município não possui indústrias, tem poucas opções de comércio e poucos serviços, ainda depende muito de outros municípios próximos como Costa Rica e Camapuã, além de serviços mais complexos e específicos serem exclusivos da capital Campo Grande, que está a 270km.
O primeiro passo foi identificar pequenos produtores rurais interessados na iniciativa, estimular a produção leiteira e mapear 100% da zona rural, diagnosticando oportunidades e entraves da região.
Além do leite, frutas, verduras e legumes começarem a ser produzidos de forma orgânica, os alimentos passaram a ser entregues na escola e hospital municipal, beneficiando a renda produtor e a alimentação de crianças e pacientes. Os mesmos fornecedores começaram a contar com uma feira municipal para comercialização dos produtos da zona rural. Também foi oferecida assistência técnica aos agricultores familiares, como conta a produtora rural Luciana Catelan.
“A prefeitura tem me ajudado muito. Fez curva de nível, ajudou a reformar o meu pasto, distribuiu calcário para corrigir o solo e tem comprado a minha produção para a merenda escolar.”
SEBRAE – Livro do 9º PSPE