Costa Rica é representada no 1º Seminário Estadual de Saneamento e Saúde, em Campo Grande

O secretário de Transportes, Urbanização e Obras Públicas de Costa Rica – MS, Renato Barbosa de Melo, participou nos dias 01 e 02 (quarta e quinta-feira), do 1° Seminário Estadual de Saneamento e Saúde, realizado no auditório do CREA/MS – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul -, em Campo Grande – MS.

Com o tema “Saneamento e Saúde: desafios regionais diante dos agravos ambientais causados pela ausência ou insuficiência de saneamento”, o encontro teve o objetivo de traçar um diagnóstico do saneamento ambiental no Estado, capacitando profissionais e instituições responsáveis pelo desenvolvimento de políticas estratégicas.

O secretário Renato Barbosa destacou a importância dos temas discutidos durante o seminário, sendo eles: A destinação de resíduos sólidos; Coleta seletiva e a reciclagem; Estratégia de combate ao mosquito Aedes aegypti no Estado e Utilização consciente da água e da coleta de esgoto.

“Nesses dois dias tivemos palestras, painéis e mesas redondas com a participação de especialistas em diversas áreas de atuação. Foi bastante frisado nas palestras que o lixo é o local ideal para a proliferação do mosquito transmissor da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya e que devemos dar o destino certo a ele”, comentou o secretário de Transportes, Urbanização e Obras Públicas de Costa Rica.

O seminário começou com a palestra: “Mais saneamento, menos dengue, zika vírus e chikungunya”, que foi ministrada pelo presidente nacional da ABES- Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Dante Ragazzi Pauli.

O evento foi uma iniciativa da ABES, Funasa – Fundação Nacional de Saúde – e Governo do Estado em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho.

Programa de Aprimoramento da Gestão de Resíduos Sólidos

Ainda cumprindo agenda na Capital, na manhã de sexta-feira, 03 de junho de 2016, o secretário Renato Barbosa representou o prefeito de Costa Rica durante a reunião do Programa de Aprimoramento da Gestão de Resíduos Sólidos realizado pelo TCE/MS – Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul.

O encontro reuniu prefeitos de diversas cidades do Estado com o objetivo de verificar a atual situação da gestão operacional dos serviços relacionados aos resíduos sólidos, quantificar valores cobrados para tais serviços, criando uma base de referência de custos e buscar soluções definitivas para a Destinação dos mesmos.

“Costa Rica se diferencia das demais cidades porque o lixo produzido no Município não é depositado a céu aberto onde as pessoas podem se contaminar com doenças. Temos um aterro sanitário que segue princípios da engenharia de utilizar a menor área possível e reduzir o lixo ao menor volume possível, cobrindo-os com uma camada de terra”, explica Renato Barbosa.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Costa Rica