Com intuito de melhorar o esporte local, Assessoria de Esportes realiza 1º Fórum Municipal de Esporte e Lazer
A Secretaria de Turismo e Meio Ambiente de Costa Rica – MS por meio da Assessoria de Esportes realizou na noite de terça-feira, 31 de maio de 2016, o 1º Fórum Municipal de Esporte e Lazer.
O encontro que foi realizado no auditório da SEMED – Secretaria Municipal de Educação – e teve como tema Políticas Públicas de Esporte e Lazer para Costa Rica e contou com a participação de mais de 40 pessoas.
Para o Chefe do Executivo que esteve prestigiando o fórum, o esporte não deve ser somente para competição, mas sim para a inclusão social. “Temos que fazer do esporte, a cidadania. Ele deve servir para tirar as crianças e adolescentes das drogas”, ressaltou Waldeli dos Santos Rosa que complementou, hoje “Costa Rica conta com cinco ginásios de esporte, 12 quadras e ainda será inaugurado o campo sintético oficial, o 1° feito no Estado com recursos públicos”.
Além desses, o Município conta com o Projeto Buscando Novos Sonhos, onde crianças de 06 a 11 anos podem escolher participar de até duas modalidades entre Judô, Atletismo, Basquete, Banda/Fanfarra, Dança, Balé, Violão, Futebol de Campo, Futsal, Lego Education e Projeto Florestinha.
O assessor de Esportes do Município, Ademildo Amorim “Tigrilo”, ao abrir o fórum agradeceu à Administração Municipal pelo apoio prestado ao esporte e lazer e explicou que o objetivo do encontro foi promover debates para trazer ideias e melhorar o esporte local.“É através de discussões que faremos um trabalho cada vez melhor no esporte a nível Municipal. Haverá reuniões de grupos e debates para dizer o que precisa ser feito e tudo isso vai fazer parte de um documento que encaminharemos ao Poder Público.”, destacou Tigrilo.
Já o secretário de Turismo e Meio Ambiente Paulo Renato Andriani destacou que este era o momento dos participantes darem ideias do como fazer e de onde buscar recursos e parcerias para as competições e torneios realizados em Costa Rica.“O fórum é a oportunidade de ouvirmos o que aquelas pessoas que estão diretamente relacionadas ao esporte tem a dizer para o Poder Público. É o momento de debatermos sobre o que é importante dentro da prática esportiva, o que está de acordo com as necessidades e o que precisa melhorar”, comentou o vereador Rayner Moraes Santos no ato representando a Câmara Municipal.
Durante o encontro, os participantes puderam assistir a um vídeo que mostrou as competições, torneios e encontros realizados em Costa Rica.
O diretor-executivo da Fundesporte – Fundação do Desporto e Lazer -, doutor em Educação e profissional de Educação Física, Sílvio Lobo Filho, ministrou palestra e falou sobre a base do esporte na escola, sobre o esporte e o Poder Público e ainda sobre ideias de como melhorar o esporte nos municípios.
“Temos que saber que a base do esporte é na escola, por isso é preciso repensar a Educação Física no Ensino Médio. Outro pensamento que temos de ter é que quando se investe em esporte, os gastos com saúde caem, tudo melhora”, avaliou Sílvio Lobo.
Após a palestra, os participantes do fórum foram divididos em grupos temáticos de trabalho e debateram quatro eixos. Sendo eles: I- Calendário permanente para o esporte de Costa Rica; II- Formas de Financiamento para o calendário permanente; III- Criação de Associação e/ou Fundação de Esportes; IV- Participação da Iniciativa Privada nas Ações Esportivas.
“Como o horário já estava avançado, marcamos uma nova reunião para o dia 07 de junho (terça-feira). Neste encontro serão lidas as propostas finais e votadas para compor o relatório final do fórum”, finalizou Tigrilo.