A convite da empresa Dupont os pesquisadores Engo. Agro. Me. Edson Borges e Engo. Agro. Dr. Germison Tomquelski visitaram o Centro Integrado de Sementes Dupont-Pioneer, localizado na principal região produtora de milho no município de Johnston no estado de Iowa nos Estados Unidos.
Este centro é a base para criação de cultivares de soja, milho, sorgo, girassol, trigo, canola… E ali o centro de criação de tudo, o que mais impressiona e ver uma estufa de 3 hectares totalmente climatizada e robotizada, onde as plantas vão até o cientistas e não o cientista que vai até as plantas, como acontece costumeiramente, a seleção, a medição, a irrigação é tudo computadorizada, chega impressionar quem vê, parece um estação futurística, vendo as plantas correm por quilômetros de esteira para receber luz, água e comida. Quem ali trabalha, naquelas condições certamente da inspiração para criar mais e mais, parece coisa de cinema, afirma o diretor da Fundação Chapadão, Edson Borges. Visita desta magnitude nos dá animo, nos estimula a criar, a inovar o que temos aqui e ao mesmo tempo nos conforta em saber que o profissionalismo na criação de novas cultivares de soja, milho ou outras culturas estão sendo bem gerenciadas.
A busca por ganhos produtivos tem que ser cada vez maior, é assim que deve ser pois a população cresce anos após anos, sendo crescente a necessidade por alimentos, assim necessitamos produzir mais e mais. Por outro lado as áreas produtivas tendem a diminuírem com avanço da cidade sobre o campo, ocorrendo a limitação de áreas produtivas, é somente com técnicas apuradas e estrutura é que iremos desenvolver novos produtos para a agricultura, realmente é digno de parabenizar este conceito inovador de pesquisa implantado pela Dupont-Pioneer, acrescenta Borges.