Ovinos: sistema de descanso de ovinos para abate foi apresentado em Paraíso das Águas

A PDOA (Propriedade de Descanso de Ovinos para o Abate) – sistema pioneiro criado em Mato Grosso do Sul em 2013 que oferece aos criadores a possibilidade de reunir ovinos para serem encaminhados ao abate – foi apresentada na última segunda-feira (23) aos produtores de Paraíso das Águas, juntamente com os resultados obtidos até o momento.

Buscando estimular a criação de ovinos, oferecendo segurança, proporcionando maior organização para o setor e escala para a indústria frigorifica, a PDOA pode ser instalada em qualquer propriedade desde que atenda às exigências sanitárias da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) e do Ministério da Agricultura e Abastecimento (Mapa).

Participaram da reunião representantes da Câmara Setorial da Ovinocultura, do Mapa, Iagro, Famasul, Associação Sul-mato-grossense de Criadores de Caprinos e Ovinos (Asmaco), Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), Secretaria de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf), da Prefeitura de Paraíso das Águas e da Cooperativa Coopramat, além de 40 produtores rurais do Assentamento Mateira.

Sobre o Sistema e as regras de participação das propriedades

A PDOA recebeu recentemente um conjunto de novas regras da Iagro, que determinam desde a infraestrutura mínima, até o prazo de permissão de permanência dos animais e recepção de novo lote, os métodos de identificação, detalhes sobre a desinfecção dos veículos e o trabalho de assistência técnica.

Os interessados devem preencher um requerimento, disponível na Iagro, solicitando a vistoria prévia e apresentar o cadastro atualizado na Agência e na Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso do Sul (Sefaz).

Atualmente, existe uma PDOA instalada na BR – 060, em uma propriedade privada localizada entre Campo Grande e Sidrolândia, e os estudos para instalação em São Gabriel do Oeste estão bastante adiantados.

 

 

 

Kelly Ventorim, Assessora de imprensa da Iagro e Sepaf