A Cooperativa dos Produtores Agropecuaristas do Paraíso (COPPER) comemora neste sábado (21), seus 20 anos de fundação em Bela Alvorada, município de Paraíso das Águas, com uma confraternização reservada aos seus associados, ex e atual diretoria.
Está previsto para este dia, a presença de todos os ex-presidentes que fizeram parte da história da cooperativa. Para o atual presidente, João Alberto Pelizzaro, o evento tem por finalidade reunir os associados e toda a diretoria da Copper, bem como os ex-presidentes que foram fundamentais no desenvolvimento da cooperativa. “Esta será uma forma de comemorarmos os 20 anos da Copper e homenagear alguns nomes de figuras importantes no progresso de nossa cooperativa”, acrescentou.
COPPER
A Copper é uma cooperativa criada pela união dos agropecuaristas da região, que em 1996, viram a grande necessidade de se criar uma nova cooperativa, independente do extinto projeto Caamas, para fortalecer os pequenos. Atualmente, a Copper chega a receber quase 2 mil toneladas por dia em seus armazéns. Cerca de 40 colaboradores trabalham em período de safra. Uma responsabilidade com a qualidade deste armazenamento e distribuição é a marca registrada da Copper, que conta com uma equipe de profissionais altamente competentes para este segmento.
Por meio do antigo projeto Caamas, que foi em um período importante para o avanço do desenvolvimento da região de Bela Alvorada, 51 lotes formam hoje parte da economia da região de Paraíso das Águas. Alguns dos produtores rurais, como o Senhor João Mafia, que chegou à região há mais de 30 anos atrás, relembra do inicio do projeto e as dificuldades enfrentadas na época.
Com sua família, João Mafia deixou a cidade de Nova Alvorada do Sul, interior do Paraná e acreditando em novos horizontes, veio para a região de Bela Alvorada.
Proprietário do lote 36, onde eram realizadas as primeiras reuniões da Caamas, ele apresenta com emoção à nossa reportagem, sua primeira instalação naquele lote, local onde pernoitava com sua esposa, hoje é utilizada como um galinheiro em sua propriedade rural, mas não deixa de simbolizar o inicio de sua história na região, junto à Copper, cooperativa que faz parte de sua vida como cooperado e um dos incentivadores do projeto que deu certo.