A já tradicional festa em louvor ao Divino Espírito Santo na comunidade de Santa Tereza, em Figueirão, aconteceu neste fim de semana. Esta é a 107ª edição da comemoração.
A comunidade se localiza na Comunidade Quilombola de Santa Teresa no município de Figueirão, reduto da Família Malaquias, que realizou a primeira edição da festa, no ano de 1909.
A comemoração segue o calendário Pentecostal e, neste ano, teve seu início no dia 30 de abril, com a festa da saída da bandeira. Na ocasião, os foliões viajaram durante 15 dias à cavalo, visitando as propriedades rurais da região.
No sábado (14) ocorreu a chegada da bandeira momento o qual os cavaleiros chegam cantando na igreja local. Muitas pessoas aproveitam a ocasião para cumprir promessas. Após, ocorre a celebração da Santa Missa com cânticos, ladainhas e tradicional terço, finalizando com jantar baile gratuito para a comunidade.
Para o prefeito de Figueirão, Rogério Rosalin, a festa centenária já faz parte do cenário cultural do município e ajuda no crescimento do local. “A Festa do Divino Espirito Santo é uma tradição de grande importância para o nosso município pois é uma comemoração q já tem há mais de 100 anos, recebemos mais de duas mil pessoas que vem visitar Figueirão e conhecer a nossa região. Apesar de toda crise, que vivemos nessa atualidade a festa foi um sucesso absoluto, os organizadores, juntamente com o nosso pároco Padre João Alves, estão de parabéns” comemorou o prefeito.
Confira abaixo algumas fotos do evento – Fotos: Bulhões Digital e Denilson Rodrigues