Durante participação na 82ª Expozebu, maior feira dedicada às raças zebuínas do mundo, que acontece anualmente em Uberaba (MG), bezerros de Mato Grosso do Sul conquistou o primeiro lugar na primeira edição do Julgamento Zebu a Campo, na categoria bezerro entre 8 e 12 meses de idade. A disputa contou com 60 animais de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal.
Três nelores, de Figueirão (MS), receberam o título de melhores bezerros da Expozebu, na categoria que reúne reses de 8 a 12 meses. Com nove meses de idade, entre os os animais da Fazenda 3R, os jurados destacaram o Lensenada FIV da 3R, que recebeu o prêmio de melhor animal na categoria. Ele é filho do touro Jhelum FIV Ipe Ouro, com a vaca Maringa FIV Comapi. Já na categoria novilha, de 16 a 22 meses, o grupo de três animais da 3R, conquistou a terceira posição.
“Esse julgamento foi uma oportunidade para criadores de todo o país mostrarem seu trabalho de seleção dentro da maior exposição de zebuínos do mundo. A modalidade que abriu espaço para os criatórios que priorizam a seleção a campo teve uma participação muito positiva. Para os visitantes foi mais uma atração. Ao mesmo tempo em que podiam acompanhar uma pista de alto nível, também tinham a possibilidade de conhecer exemplares de destaque de criadores que trabalham com outro conceito de seleção e melhoramento genético”, detalhou o coordenador do Zebu a Campo, Lauro Fraga Almeida.
Para o proprietário da Fazenda 3R, de Figueirão (MS) e vencedor da categoria bezerro, Rubens Catenacci, a participação no julgamento promove a pecuária de Mato Grosso do Sul. “Com isso conseguimos impulsionar a raça zebuína no quesito promoção e seleção de uma pecuária moderna e eficiente”, destaca o pecuarista, que conquistou o primeiro lugar com dois bezerros nelore puro de origem, pesando em média 312 quilos.
De acordo com a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), entidade organizadora do evento, durante o julgamento são avaliadas características como qualidade de carcaça adaptada à pecuária moderna, precocidade que possibilite a produção de ciclo curto, funcionalidade e rentabilidade. A Expozebu segue com programação até o sábado (7) e nesta edição expõe mais de 1,8 mil animais zebuínos e cavalos criolo.
Fonte: Jéssika Corrêa – Rica Comunicação