Durante Audiência Pública que se tornou uma Assembleia, realizada na noite de sexta-feira, 29 de maio de 2015, no Conviver – Centro de Convivência do Idoso ‘Nosso Sonho, centenas de pais de alunos de Costa Rica – MS, conheceram e aprovaram, o ProCEVE – Programa de Conciliação para Prevenir a Evasão e a Violência Escolar – apresentado pelo promotor da Infância, Adolescência e Juventude, também presidente do CEAD – Conselho Estadual Antidrogas – Sérgio Harfouche.
Durante sua palestra, o promotor Sérgio Harfouche apresentou as discussões acerca do ProCEVE, desenvolvido pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul. Segundo ele, desde 2009, o programa atende dezenas de escolas municipais no Estado com palestras e reuni milhares de pais de alunos em encontros e debates sobre as ações do ProCEVE.
“Depois da implantação do programa em Campo Grande – MS no ano de 2009, a evasão escolar reduziu em 80%”, apontou o promotor que propõe no ProCEVE que o adolescente repare o mal cometido em ambiente escolar. “O programa hoje mostra-se moderno, embasado e com boas respostas da comunidade escolar”, afirma Harfouche.
Satisfeito pela prontidão com que o prefeito Waldeli dos Santos Rosa e a secretária de Educação Professora Mestre Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral, atenderam ao convite para implantação do ProCEVE, Harfouche explica que a ideia é de parceria entre a promotoria e as escolas, destacando urgências, colhendo sugestões, analisando e solucionando situações-problema.
No encontro, o prefeito afirmou que o momento é rico para a discussão do projeto, uma vez que há a vontade de que ele possa alcançar todas as escolas da REME – Rede Municipal de Ensino – “É um dia para fazermos um pacto pelas nossas crianças e adolescentes que estão desestruturados, crescendo sem limites e em ambientes problemáticos”, avaliou Waldeli.
Após colocar em apreciação, os pais votaram a favor das propostas do ProCEVE e o mesmo, conforme a secretária de Educação Profª. Me. Manuelina Martins, já será implantado no Regimento Escolar como item de reparação de danos. “O aluno tem de reparar o erro cometido, seja uma sujeira, algo que quebrou ou alguém que ofendeu”, pontuou Harfouche.
Reuniões
Durante toda à tarde de sexta-feira, o promotor Sérgio Harfouche esteve apresentado o ProCEVE em Costa Rica. Os primeiros a conhecerem o programa foi o prefeito Waldeli dos Santos Rosa que recebeu Harfouche na sala de reuniões do seu gabinete, bem como, a Profª. MSc. Aloma Ribeiro, juízes, promotores, delegado e os secretários de governo.
Em seguida, o promotor esteve reunido com os diretores, coordenadores e professores das escolas públicas do Município. Ao final da reunião, Harfouche conversou com os diretores e esclareceu suas dúvidas quanto ao emprego do ProCEVE nas escolas e também deu voz às situações enfrentadas pelos gestores em suas instituições de ensino.
“A violência nas escolas tem sido motivo de preocupação de pais e professores. 32% dos professores em Mato Grosso do Sul estão afastados por licença médica por não conseguirem lidar com a indisciplina na sala de aula”, apontou o promotor durante encontro com os educadores.