No dia 10 de maio, em solenidade no Palácio Pedro Ludovico Teixeira de Goiânia, o governador Marconi Perillo realizou a entrega de recursos do Cheque Mais Moradia modalidade Comunitário para reforma e melhoria de 50 ginásios de esporte, no valor de R$ 50 mil para cada um. O Estado também fez a cessão do uso dos espaços esportivos para as prefeituras e prevê em breve a passagem do domínio das propriedades para os municípios.
O prefeito Rogério Graxa, que participou da solenidade, recebeu em mãos o Cheque Mais Moradia para o Ginásio de Esportes de Chapadão do Céu e agradeceu o recebimento deste recurso para o Município.
“Todos os recursos são bem vindos para a melhoria do nosso município, com este dinheiro podemos reformar o Ginásio e proporcionar para a população um espaço mais agradável para a prática de esportes e lazer”. Comenta Graxa.
A solenidade contou com a participação de prefeitos, secretários de Estado, deputados estaduais e outras autoridades, entre elas o presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab), Luiz Stival. Responsável pela estruturação e execução de políticas públicas habitacionais do Estado, a Agência recebeu a incumbência de organizar as novas prioridades para a área. “Vamos executar e zerar tudo o que está pendente com autorização de execução para inaugurar uma nova fase na área de habitação”, anunciou em seu discurso Marconi Perillo.
De acordo com o governador, mais equipamentos comunitários serão cedidos aos municípios com o objetivo de otimizar a administração e aplicação de recursos nestes espaços neste momento de crise econômica enfrentado por todo o Brasil. Até o momento, o investimento do Governo de Goiás, por meio da Agehab, na reforma dos ginásios, é de R$ 2,5 milhões.
No caso dos ginásios de esporte, o Cheque Comunitário deve ser utilizado exclusivamente para a compra de materiais básicos de construção, de estrutura e vedação, de instalação ou acabamento. Os municípios devem prestar contas da utilização dos recursos em um prazo de 180 dias. Segundo Luiz Stival, o Governo de Goiás cumpre seu objetivo de investir nos municípios. “Isso é política de inclusão, com criação de uma rede de proteção social para as famílias. Com esses equipamentos em perfeitas condições de uso, os municípios abrem espaço para a comunidade para a prática de esportes, principalmente crianças e adolescentes, e criam alternativas de lazer para a população. O Cheque Comunitário tem essa função de grande alcance social”, frisou o presidente da Agehab.