O Sicredi – instituição financeira cooperativa com mais de 3,2 milhões de associados – acaba de apresentar, externamente, a sua nova marca, desenvolvida pela Interbrand. A estratégia principal foi reposicionar o Sicredi com foco na presença nacional, com atuação regional e, consequentemente, na categoria de instituições financeiras cooperativas no Brasil.
Para o público externo, a comunicação foi marcada pela inauguração de duas unidades de atendimento, que estão servindo de piloto para o projeto. Em São Paulo, o Sicredi inaugurou, no dia 9 de maio, na Avenida Paulista a primeira unidade de uma instituição cooperativa no centro financeiro do País. E no Rio Grande do Sul, foi inaugurada, no dia 5 de maio, a unidade de atendimento em Crissiumal. Os demais 1.400 pontos de atendimento deverão ser repaginados no período de dois anos.
O lançamento oficial da nova marca ocorrerá a partir de 2017, quando todos os pontos de contato com o associado estarão alinhados ao propósito da nova identidade visual, para promover a consistência entre a experiência e a comunicação. Para isso, ao longo de 2016, serão desenvolvidas importantes iniciativas, como identidade verbal, design ambiental, arquitetura da marca, jornada do associado, cidadania corporativa, proposta de valor por segmentos, governança da marca, definição de KPIs, bem como a campanha interna, os workshops de engajamento e a nova campanha de posicionamento externa. Até que o ciclo de gestão de mudança seja concluído, a marca atual e a nova irão conviver por um período.
Segundo Edson Nassar, CEO do Banco Cooperativo Sicredi, “A nova marca e todo o trabalho de comunicação ao longo dos próximos meses darão suporte ao crescimento do Sicredi, que em 2015 registrou resultado recorde de R$ 1,4 bilhão, pois vai potencializar a imagem da instituição, destacando os benefícios das cooperativas financeiras não só aos associados, mas também às comunidades nas quais cada Cooperativa está inserida. Nosso foco sempre será a presença nacional, com atuação regional”.
De acordo com Daniella Giavina-Bianchi, diretora geral da Interbrand, o trabalho de marca se concentrou no reposicionamento do Sicredi a partir de um novo olhar para o cooperativismo no Brasil. “A construção está sendo feita de dentro para fora, com o engajamento de todos os colaboradores e Cooperativas. Em 2017, a marca Sicredi estará pronta para oferecer uma experiência totalmente nova para seus associados”, explica a executiva.
Estratégia para a nova marca do Sicredi:
Desafios da marca: crescimento do cooperativismo financeiro e oportunidade de expansão da capilaridade do Sicredi / proporcionar experiência com a marca; atingir uma nova geração de associados atrelada às mudanças de comportamento do público-alvo / garantir a satisfação do associado; destacar o Sicredi em um mercado competitivo / agregar valor e diferenciar a oferta de serviços.
Processo de trabalho: genuinamente colaborativo, respeitando a essência do Sicredi; em oito meses de trabalho, foram entrevistados 63 executivos; realizados três workshops com a equipe do Sicredi; 13 visitas nas unidades de atendimento em seis diferentes estados; além de pesquisa com 8.128 colaboradores, 5.054 associados, cinco grupos de pesquisa com jovens, oito entrevistas com parceiros/formadores de opinião, análise de 12 marcas do mercado e quatro benchmarks.
Insight: oportunidade no mercado para um modelo de instituições financeira mais humano e colaborativo; muitas categorias já estão passando por mudanças e a forma de cuidar do dinheiro também deve acompanhar esse movimento; o Sicredi pode ser a solução inteligente e colaborativa para o desenvolvimento financeiro, pois defende que a melhor escolha é sempre o que for melhor para todos.
Evolução: construção de um novo posicionamento para o Sicredi para alinhar o discurso, diferenciar a marca no mercado e garantir a consistência na forma de fazer negócio; a marca é uma forma de representar a evolução do Sicredi; foi preservada a herança e respeito as principais forças da marca – o cata-vento e a cor verde – somados a alguns atributos para deixar a marca mais atual – simples, ativo e próximo. Esses atributos ficam evidentes na nova logomarca (simples – redução de elementos e cores, ativo – movimento ao cata-vento, próximo – tipografia arredondada e em caixa baixa), mas que também vão direcionar a experiência da marca.
Fonte: Sicredi