15º Encontro Diocesano de Fé e Política deram início as comemorações do 36º ano de Emancipação Político-administrativa de Costa Rica
Reunindo oito prefeitos da região norte do Estado, A Diocese de Coxim e o CNLB – Conselho Diocesano de Leigos, em parceria com Governo de Costa Rica – MS e o Poder Legislativo realizou no sábado, 07 de maio de 2016 o 15º Encontro Diocesano de Fé e Política no PNMSS- Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú.
O encontro que teve como tema: “Saneamento Básico – Nossa Responsabilidade” que tem como ponto de partida a Campanha da Fraternidade: “Casa comum, nossa responsabilidade”, contou com palestras sobre o Sistema de Saneamento Biológico do PNMSS (secretário Municipal de Transporte, Urbanização e Obras Públicas Renato Barbosa de Melo), sobre a cidade de Costa Rica (prefeito Waldeli dos Santos Rosa), sobre Saneamento Humano (Dom Antonino Migliore) e palestra sobre Saneamento Básico (engenheiro civil Aroldo Abussafi Figueiró).
Para o prefeito de Costa Rica Waldeli dos Santos Rosa o evento serve de esperança para melhorar o mundo. “Estou muito feliz, coisa mais difícil é reunir política e religião em um mesmo local. Temos que dar ideias para que o nosso mundo se torne um lugar melhor para nossos filhos e netos”, acrescenta.
O bispo Dom Antonino Migliore afirmou que o objetivo do encontro é deixar às pessoas com um espírito de dinamismo, integração, participação e solidariedade.
“Sabemos que há muito por fazer, mas temos esperança que nos traz uma nova luz. É preciso estabelecermos metas de ações para que possamos construir um meio ambiente ecologicamente correto”, enfatiza.
O presidente da Câmara de Vereadores Averaldo Barbosa, agradeceu a todos pela presença e se sente feliz pelo encontro estar sendo realizado em sua cidade.
Após as palestras, os participantes do evento se dividiram em grupos para debaterem ideias de saneamento básico para melhorar a vida em casa, no bairro e na cidade de cada um. Ao final, foram lidas todas as propostas e as que estiveram em mais de três grupos foram encaminhadas para o Governo Estadual em nome do evento.
As propostas foram: Reutilização da água da chuva; Separação de lixo reciclável; Reutilização de material reciclável; ter amor ao próximo e melhorar ou construir casas de apoio ao morador de rua.
Participaram do encontro os prefeitos de Figueirão (Rogério Rosalin), Paraíso das águas (Ivan Xixi), Alcinópolis (Ildomar Carneiro), Rio Verde (Mário Kruger), Pedro Gomes (Vanderley Mota), Rio Negro (Gilson Romano), São Gabriel do Oeste (Adão Rolim), além do presidente da Assembleia Legislativa Júnior Mochi, da secretária de Saúde Adriana Maura Maset Tobal, a secretária interina de Educação Dulcinéa Rosa, a secretária interina de Assistência Social Luana Oliveira da Silva, a subsecretária de Administração Liliane de Campos, o subsecretário de Transportes, Urbanização e Obras Públicas Aparecido Lacerda “Pavão, o secretário de Agricultura e Desenvolvimento, Keyler Simey Garcia Barbosa, o secretário de Administração e Finanças Paulo Renato Andriani e da gestora do PNMSS, Silviane Tedeschi.
Também estava o gestor da Casa do Trabalhador Gilson Viana, o coordenador do Procon de Costa Rica Walder de Freitas “Waldão”, o coordenador de Endemias Geandro de Almeida, a coordenadora Atenção Básica Daiane Pupin, os vereadores Ailton Martins de Amorim, Jovenaldo Francisco dos Santos, Rayner Moraes Santos, Joaquim Alcides Carrijo, Rosângela Marçal Paes e Waldomiro Bolacan “Biri”, o assessor municipal Antônio Divino Félix “Tonin Félix”, o pároco padre Wilkison Mendes da Rocha Meira e vereadores das cidades da região.