Será colocado hoje em primeira votação, as 18horas o polêmico projeto de lei de autoria do executivo municipal, para transformação do sistema de saúde do município em Organizações Sociais de Saúde (OSS).
A muito controvérsias sobre o projeto, que divide opiniões de funcionários públicos, população e vereadores.
Nos diversos debates realizados, não se chegou a nenhum entendimento.
Paralização
Os funcionários da saúde já se manifestaram contra o projeto. Segundo informações, há possibilidade de uma manifestação nesta terça-feira por parte dos funcionários, que poderão realizar uma paralização no atendimento do hospital municipal e dos ESF, caso seja aprovado o projeto.
Segundo os e-mails chegado até a nossa redação, somente serão atendidos caso de emergências.
Vereadores
Os vereadores estão enfrentando uma verdadeira batalha. De um lado a pressão dos funcionários públicos da saúde, pedindo que não aprovem o projeto. De outro lado, parte da alta sociedade, manifestando ao contrário.
Vereadores da cidade, já visitaram municípios que tem o sistema na saúde e que está sendo bem gerenciado, foi o caso da vereadora Sônia Maran e Agnes Muller, que faz parte do Sistema previdenciário dos funcionários públicos.
Não se tem conhecimento de que alguns foram até outros municípios, onde o sistema é falido.
Enquete
Par saber a opinião do internauta, o nosso site abriu uma enquete, para saber a sua opinião. Até as 06hs53, desta manhã, 12.955 internautas votaram. As parciais eram: 9090 votos não (70%) e 3865 Sim (30%).
Até o presente momento, apenas o vereador Elton Silva, já se manifestou publicamente que é contra o projeto.