Artigo: O que esta pior na nossa Cidade, os buracos ou a saúde ?

Lógico que é a saúde, porque ela trata de pessoas, e pessoas deveria vir em primeiro lugar, e este problema ja vem de gestões anteriores, e mesmo agora um Médico no executivo, não melhorou.
Falo sobre este assunto, porque Chapadão do Sul foi escolhido pelo Governador Reinaldo Azambuja do PSDB para receber este projeto inédito na nossa região, que é uma OSS.

O que é uma Organização Social (OSS) ?

É uma entidade sem fins lucrativos – ou seja, é uma sociedade civil sem fins lucrativos que atende às exigências da Lei Estadual, sendo regulamentada e qualificada como Organização Social de Saúde (OSS). A partir da qualificação essa entidade está apta a firmar contratos de gestão de parceira com o Estado na área da Saúde.

A qualificação como OSS é concedida pelo Estado às entidades que pleiteiem este título, desde que atendam aos quesitos legais, tenham reconhecida expertise em gestão de saúde e uma experiência no gerenciamento de unidades de Pronto Atendimento, Ambulatoriais e Hospitalares. O foco do modelo de gerenciamento por OSS é trazer maior eficiência ao serviço público de Saúde, melhorando mais rápido a vida das pessoas, principalmente das mais carentes.

O que esta em debate é, será que não vale a pena fazer esta parceria da saúde com o Governo do Estado através de uma OSS ?

O que temos a perder ? Eu acho que nada, porque este modelo de gestão que ai está, tá falido, o nosso problema na saúde não é falta de dinheiro ou de funcionário na área da saúde, porque o quadro hoje conta com mais de 300 profissionais da saúde, indo por eliminação, sobra o modelo de gestão nesta secretária da saúde, não sendo as pessoas responsabilizada, são vítimas do sistema político de gestão, um sistema falido.

Os funcionário concursados ou contratados, continua sendo funcionário público.

O nosso hospital vai ser aparelhado para que nossos profissionais possam tratar aqui mesmo, os casos de complexidade 1 e 2, evitando assim o deslocamento para os corredores da Santa Casa da Capital, só transferindo os casos de complexidade 3.

Este contrato com a OSS, pra fazer a administração privada, por gestores privado, sem vinculo político ou interferência política na gestão, caso aconteça esta mudança no modelo de gestão, este contrato será com tempo limitado, ou seja de no máximo de 5 anos, podendo ser rescindido o contrato, e em caso de resultado poderá ser renovado.

Nossa cidade vai num prazo médio ser referência na saúde da região, assim havendo necessidade de até aumento do prédio, laboratórios e contratação de novos profissional na área da saúde, com mais gente vinda da região pra se tratar aqui, reflete um maior movimento no comercio local, como em farmácias, restaurantes, hotéis e lojas etc. Acredito que Chapadão do Sul tem todas as características de estrutura física e Humana e logística regional necessária pra ser a Capital do Bolsão nas áreas do Agronegócio (agricultura, pecuária e comercio), e da indústria da Saúde e Educação (que emprega muita gente e movimenta o comercio local), desde que estes serviços sejam com qualidade.

O bonde esta passando, se nós não pegarmos este, não vai ter outro, porque só vai ter uma OSS pra região do Bolsão, e já tem Prefeito da nossa região fazendo lobe na Secretária de Saúde do Estado para transferir pra sua Cidade.

Como vamos melhorar, se ficarmos de braços cruzado, uma coisa eu tenho certeza, vamos trocar o certo (que sabemos que a saúde vai de mal a pior sem data pra melhorar), pelo dúvidoso (projeto de melhorias das instalações e modernidade do sistema de gestão pública por privada), com data de válidade, mais podendo ser continuado em caso de sucesso, caso cotrário vamos ficar na mesmice de sempre.

Pra quem será ruim uma administração com gestão eficiente?

Se houver funcionário fantasma.

Se houver funcionário que não veste a camisa da saúde.

Se houver funcionário que não se reciclou, ou que não cumpre jornada de trabalho corretamente etc.

Que não é o caso da nossa equipe da Secretária de saúde, então qual o medo de uma possível mudança experimental !

Pessoal o assunto esta aberto para debate, quem concorda e é a favor da Saúde de Chapadão do Sul, Curtir e Compartilha, e quem é contra, deixa aqui nos comentários sua opinião, explicando o motivo.

Presidente da Câmara Alírio Bacca, coloca em pauta pra votação nesta segunda feira por favor, Vereadores a carreira política vem em segundo lugar, a saúde do povo trabalhador e o progresso de Chapadão do Sul vem antes, votem pra aprovar esta leí ou não com a conciência de ter feito o melhor para o futuro de Chapadão do Sul, porque vcs serão cobrados nas próximas eleições, que Deus ilumine e deem a vcs sabedoria.

Quem estiver lendo e concorda com mudança na saúde, ligue pro seu Vereador e cobre dele pra votar sim pela aprovação de lei pra poder contratar OSS, assim ele vai votar confiante que fez a coisa certa.

Bem, resumindo o motivo da minha intervenção nas decisão importante de nosso município, nós pessoas simples, éticas e honestas, temos o dever, mesmo que indiretamente de participar da vida pública, principalmente quando se trata de fiscalizar e opinar em melhorias.

Não sou político e nem pré-candidato, e este projeto não é político, como estão querendo transformar e deixar pra aprovar no próximo mandato, quando será tarde demais, ou é agora ou talvez nunca mais, meu intuito é unico e exclusivamente ajudar a cidade onde escolhi investir e morar desde 1.980.

Walter Schlatter