Diante da necessidade de capacitação contínua do efetivo operacional e a busca da excelência na prestação de serviços à comunidade, os militares da 7° Sub Agrupamento do Corpo de Bombeiros de Chapadão do Sul realizam diversos tipos de treinamentos e instruções sobre Resgate em Ambiente Confinado.
O Treinamento teve a supervisão do capitão Flavio e do Sargento William, direcionado aos 13 novos soldados recém-chegado em Chapadão do Sul.
Os militares participaram de um treinamento teórico e prático de operações em ambientes confinados, caracterizados por limitações de acesso, ventilação insuficiente, presença de obstáculos, deficiência de oxigênio, podendo ter ou não presença de gases tóxicos e resgate de vítima.
Esta instrução teve como objetivo somar, atualizar e reciclar os conhecimentos dos combatentes e prepará-los fisicamente e psicologicamente para possíveis ocorrências futuras de resgate de vítimas em espaços como tanques, silos, caldeiras, tubulações, túneis galerias, caixa subterrânea, entre outros.
A capacitação ocorreu nas dependências do Armazém da CONAB, na saída para Cassilândia, em um poço de 9 metros de profundidade.
Foram enfatizados também os cuidados antes de iniciar o salvamento, como o reconhecimento do território, isolamento e delimitação das áreas de trabalho, avaliação dos riscos, estabelecimento de viaturas e materiais e a definição tática e técnica conforme características do local de atuação