Durante a realização da 6ª Conferência Municipal das Cidades três propostas foram escolhidas para representar Costa Rica na etapa Estadual
A Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento de Costa Rica – MS realizou na tarde de quinta-feira, 28 de abril de 2016, a 6ª Conferência Municipal das Cidades que teve como tema “A Função Social da Cidade e da Propriedade” e o lema “Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas”.
O evento foi realizado no auditório da SEMED – Secretaria Municipal de Educação – e ao início da programação foi realizada a leitura do regulamento da reunião e aprovada por unanimidade de votos.
O prefeito Waldeli dos Santos Rosa destacou a importância da participação popular na conferência. “Esta é a grande oportunidade que a sociedade tem para debater as questões de interesse comum. É preciso que cada um dê a sua contribuição, a fim de construirmos uma cidade verdadeiramente inclusiva, e que ofereçam bem-estar a todos os seus cidadãos” observou, acrescentando que “juntos vamos poder apresentar propostas para a construção da cidade dos sonhos da nossa gente”, finalizou.
Representando a coordenadora do Conselho Estadual de Cidades, a servidora Tânia Marques da SEHAB/MS – Secretaria de Estado de Habitação de Mato Grosso do Sul explicou o que é a conferência e relatou os pontos importantes das edições passadas. “Tudo o que é debatido na Conferência Municipal das Cidades pode se tornar Lei Municipal, Estadual ou Federal. Cada pessoa tem sua opinião sobre a cidade e cada opinião pode acrescentar muito para o Município. Em Costa Rica a conferência vai coincidir com a mudança do Plano Diretor”.
Os participantes da conferência foram divididos em grupos temáticos de trabalho e debateram quatro eixos. Sendo eles: I- O Brasil urbano: A cidade que temos; II- A função social da cidade e da propriedade; III- O plano diretor e IV- A cidade que queremos. Cada equipe teve um facilitador que coordenou as discussões e ideias, além de elegerem um relator que registrou as propostas produzidas e apresentou-as aos demais membros dos grupos.
Foram registradas 21 propostas, destas, três foram selecionadas para representar Costa Rica na 6ª Conferência Estadual das Cidades que está prevista para acontecer entre 1º de novembro de 2016 a 31 de março de 2017, são elas: I- Fiscalização e implantação das Políticas Públicas estabelecidas no Plano Diretor; II- Campanha para fortalecer a participação social; III- Implantação de transporte coletivo e regularização do estacionamento para caminhões nas vias urbanas do Município.
O secretário de Agricultura e Desenvolvimento Keyler Simey Garcia Barbosa enfatizou que a conferência foi muito produtiva e de grande importância para o Município. “Votamos propostas que ajudam não somente Costa Rica, mas sim todo o Estado e País. A conferência das cidades foi à oportunidade que a sociedade civil tem para expressar em público as necessidades da cidade”, complementou.
Na reunião ainda foram escolhidos os cinco delegados que representarão a cidade de Costa Rica nas demais conferências. Segue abaixo os delegados e suplentes:
Poder Municipal – Delegado: Keyler Simey. Suplente: Rosângela Marçal.
Poder Estadual– Delegada: Martha Carrijo. Suplente: Major Aldinei Peres.
Poder Federal– Delegado: Claudinei Montani. Suplente: Paulo Borges.
Entidade do Trabalhador– Delegado: José Edson. Suplente: Fabíola Ramalho.
Após a conferência estadual será realizada a Conferência Nacional, agendada para o ano de 2017, entre os 05 e 09 de junho.
A vereadora Rosângela Marçal Paes que no ato representou o Poder Legislativo cumprimentou a todos os presentes e desejou sucesso para a conferência. Também estiveram presentes no evento os secretários Renato Barbosa de Melo (Transportes, Urbanização e Obras Públicas), Luana Oliveira da Silva (interina de Assistência Social), Paulo Renato Andriani (Administração e Finanças / e interino de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura), Adriana Maura Maset Tobal (Saúde), Dulcinéia Rosa de Almeida (interina de Educação) e Averaldo Amorim (subsecretário de Receita e Controle).
Além dos coordenadores Gilson Viana Garcia (Casa do Trabalhador), Geandro de Almeida (Endemias), Daiane Pupin (Atenção Básica), do presidente da ACIACRI – Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Costa Rica Anderson Ferreira Dias e dos assessores municipais Antônio Divino Félix Rodrigues “Tonin Félix”, Lourenço Filisbino e Antônio Rainho “Tonin da Saúde”.