A Secretaria de Saúde de Costa Rica – MS por meio da Vigilância Epidemiológica realiza a partir de sábado, 30 de abril de 2016, a 18º Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza que seguirá até o dia 20 de maio.
Também no sábado (30) será realizado o Dia D da 18ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. De acordo com a secretária Municipal de Saúde, Adriana Tobal, o objetivo da vacina é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrente das infecções pelo vírus da influenza. Em Costa Rica, a campanha será realizada das 08h até às 17h nas ESFs – Estratégia de Saúde da Família – Central, Sonho Meu III, Vale do Amanhecer / Rural, Vila Nunes e São Francisco.
“O público alvo na cidade representa aproximadamente 4.416 pessoas. A meta é vacinar, pelo menos, 80% de cada um dos grupos prioritários para vacinação”, explica a secretária que lembra a população de não se esquecer de levar o cartão de vacinação.
Grupos prioritários
Nesta campanha, além de indivíduos com 60 anos ou mais de idade, serão vacinadas pessoas que trabalham na área de saúde, os povos indígenas, as crianças na faixa etária de 06 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.
Confira abaixo a estimativa populacional para Campanha de Influenza neste ano em Costa Rica:
Idosos: 1.890
Crianças de 06meses a menores de 02 anos: 587
Crianças de 02 anos a menores de 04 anos, 11meses e 29 dias: 861
Gestantes: 293
Puérperas até 45dias após o parto: 48
Trabalhadores de Saúde: 376
Comorbidades: 361.
Doença
A Influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral e é um problema de saúde pública no Brasil. Esta patologia pode levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações de infecção viral (crianças menores de 05 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais). A cada ano esta gripe pode se apresentar de forma diferente, assim como a in-fecção pode afetar diferentemente as pessoas.
A principal intervenção preventiva para este agravo é a vacinação. A campanha anual, realizada desde 1999, entre os meses de abril e maio, vem contribuindo ao longo dos anos para a prevenção da gripe nos grupos vacinados, além de apresentar impacto na redução das internações hospitalares, gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias e mortes evitáveis.
A 18º Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza é realizada pelo Ministério da Saúde, por meio da CGPNI – Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações e Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis, da Secretaria de Vigilância em Saúde.