As voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Chapadão do Sul (MS) participaram, no dia 22 de abril, do evento que recebeu representantes de 11 municípios para tratar de assuntos relacionados ao trabalho desenvolvido voluntariamente em benefício aos que lutam contra o câncer. O 1º Encontro Estadual das Redes Femininas de Combate ao Câncer aconteceu na cidade Ponta Porã (MS) onde está situada a Sede da RFECC (Rede Feminina Estadual) atualmente e teve palestras e apresentações das ações realizadas nas 11 cidades.
A primeira palestra foi com o médico Vilmar Neves – Ginecologista, com o tema “Câncer o inimigo oculto, como evita-lo?” que abordou as diversas causas de câncer, mostrando pesquisas realizadas em todos os países. Segundo ele, os estudos apontam que 68% dos casos de câncer são provocados pelo cigarro, pela má alimentação que causa obesidade e pelo sedentarismo, além da bebida alcoólica. “A ciência tem avançado no tratamento e na prevenção desta doença, porém, cabe a cada um escolher o que quer para si. Muitos casos podem ser facilmente evitados”, explicou.
Na programação também teve a palestra proferida pela Bacharel em Serviço Social Silvanete Oliveira da Conceição com o tema “Desenvolvimento do Serviço Social dentro das Redes Femininas.”
O período da tarde foi reservado para exposição do trabalho realizado em cada município participante do evento. “Muito bom estar todas juntas aprendendo cada dia mais, afinal todas com um único objetivo, ajudar quem precisa”, disse Vera Lucia Sausen, presidente da RFCC.
Para Aline, secretária da Rede Feminina de Combate ao Câncer do município é importante que todas estejam unidas. “O fortalecimento dos laços de união, são fundamentais na luta contra o câncer, sempre buscamos o conhecimento para melhor orientar os usuários da Rede”, afirmou.
A Rede Feminina de Combate ao Câncer se sente feliz em participar da RFCC, e é motivo de orgulho saber que a RFCM do município é uma das 79 que tem no estado.
Fonte: Assessoria de Imprensa da RFCC Chapadão do Sul