No período de 25 a 29 de maio de 2015, Costa Rica – MS promoveu a II Semana Municipal de Combate às Drogas, cujo objetivo é conscientizar as pessoas quanto aos perigos do uso das drogas.
A programação teve inicio na segunda-feira (25), com a realização de Blitze Educativa, seguindo na terça-feira (26) com palestras nas Escolas Públicas e Privadas oportunidade em que os alunos também fizeram apresentações culturais sobre o tema, tendo como Dia D da semana a 4ª Caminha de Contra as Drogas que reuniu na quarta-feira (27) cerca de 4 mil pessoas na Avenida José Ferreira da Costa e sendo encerrada nesta sexta-feira (29) com o III Fórum que teve como palestrantes o promotor de Justiça e presidente do CEAD – Conselho Estadual Antidrogas – Sérgio Harfouche e a Profª. MSc. Aloma Ribeiro.
Para o prefeito Waldeli dos Santos Rosa que ministrou palestra na Escola Municipal Vale do Amanhecer junto com o delegado de Polícia Civil Cleverson Alves dos Santos, um dos temas que mais preocupa as famílias e que contribui para a criminalidade é justamente o consumo crescente de drogas no Brasil.
“Antes de pensar nas drogas, pensem no maior patrimônio que vocês têm que se chama pai e mãe. Estes são insubstituíveis”, ressaltou o chefe do Executivo Municipal ao se dirigir aos jovens durante sua palestra.
Por sua vez, o presidente do Conseg – Conselho Municipal de Segurança – e da ACIACRI – Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Costa Rica – José Alcides Simplício, destacou a importância da mobilização em conjunto, com a participação das áreas de Educação, Assistência Social, Saúde, e da Segurança Pública no trabalho de prevenção ao uso de drogas na cidade.
“É possível sair das drogas, é sim. Mas é bem melhor não entrar nelas”, disse, em sua palestra na Escola Municipal Professor Adenocre Alexandre de Moraes. “Por favor, você jovem que está aqui, não escolha este caminho”, disse. “Como Conseg e ACIACRI, somos parceiros da criação de um mundo melhor para os jovens, mas com sua participação e das famílias”, ressalta.
O presidente da OAB local Marcio Rodrigues durante sua palestra na Escola Estadual José Ferreira da Costa, falou da importância de eventos de prevenção contra as drogas, pois se a cada evento, uma pessoa ficar longe das drogas e se tornar multiplicadora dessa mensagem, em uma geração é possível evitar que milhões de jovens não ingressem no mundo das drogas. “Parece utópico, mas é possível”, conclui.