Foi realizada na noite de ontem na Câmara Municipal, a Audiência Publica para debater sobre o projeto de Lei do Executivo Municipal, para transformar o sistema de saúde do município em OS’s.
A audiência foi presidida pelo vereador Abel Lemes, com a presença dos demais pares da casa, secretária de saúde, Rosimary Barrios, representantes do governo do estado, da Dr.ª Margareth Sena do Ministério da Saúde (SUS) e da Promotoria Pública, Fernanda Proença Azambuja, de Chapadão do Sul,
O advogado Dr. Jeferson Santos, representando o Jurídico do Legislativo, fez a leitura do Projeto de Lei, para que os participantes tivesse conhecimento do seu teor.
Mais de 200 pessoas, algumas até mesmo com cartazes, lotaram o plenário da Câmara Municipal, sendo a maioria de funcionários da saúde, onde 100% disseram NÃO a aprovação do Projeto de Lei.
Foram vários questionamentos, sobre as OSs já em funcionamento, preocupação com o funcionário, a formula de gestão, entre outros.
Ouve momentos tensos, durante a audiência pública. Foram várias críticas direcionada ao prefeito, secretária de saúde e até mesmo para os vereadores.
Ao todo, mais de 30 pessoas se inscreveram para as perguntas e debates. Por diversas vezes, os participantes interromperam a audiência, com gritos de ordens de NÃO AO PROJETO DE LEI.
A secretária de saúde do município, Rose Bastos, foi duramente criticada pelos funcionários e demais pessoas presentes na audiência.
Para os funcionários da Saúde e demais presentes, o problema da saúde do município é unicamente a falta de gerenciamento da atual secretária. Alegaram que não há necessidade de se entregar o comando da saúde para um outro sistema de gestão, que já está comprovado nos demais municípios, que NÃO dá certo. Para eles o que pode ocorrer é transformar a saúde num caos e enormes rombos nas contas públicas.
A nossa reportagem conversou com vários participantes da audiência e todos foram unânimes em afirmar que o problema da saúde de Chapadão do Sul está na gestão da Secretária Rose, para eles, o prefeito tem que fazer a sua substituição e nomear em seu lugar uma pessoa com mais competência.