Colégio Atenas reinaugura biblioteca e faz homenagem a Júlio Martins

Na tarde desta segunda-feira, 18 de abril, o Colégio Atenas recebeu o Fundador e Colonizador de Chapadão do Sul, Júlio Alves Martins e a sócia fundadora daquela instituição de ensino, Professora Terezinha Córdova.

A presença dos dois ilustres visitantes, da direção do Colégio Atenas e alunos se deu para a reinauguração da biblioteca, que recebe o nome de Júlio Alves Martins.

Em pronunciamento aos alunos, a Professora Terezinha Córdova lembrou a história da construção do Colégio Atenas, que depois de pronto, tinha que prestar uma homenagem ao fundador da cidade, Júlio Alves Martins, que havia doado três terrenos para a sua construção. Um colégio na cidade era um sonho, que graças ao empenho dos sócios e da doação do fundador da cidade, se tornou realidade.

“Logo que o Colégio Atenas ficou pronto, surgiu a necessidade de se homenagear aquele que doou os terrenos. Colocar o seu nome na biblioteca foi uma forma de reconhecimento a aquele que não mede esforços para fazer crescer a cidade que fundou”, disse a Professora Terezinha Córdova.

Na oportunidade da visita dos convidados, foi inaugurada a nova biblioteca do Colégio Atenas. Ela era em uma sala no segundo andar e foi transferida para o térreo. Segundo a Diretora Iorema Mariani Toigo, a mudança foi pensada para dar mais acessibilidade aos alunos. Além da biblioteca, o novo espaço ainda abriga o laboratório de informática, para facilitar as pesquisas dos alunos e professores.

A data da reinauguração da biblioteca foi estrategicamente pensada para homenagear outra importante personalidade, Monteiro Lobato, o líder da literatura infantil.

O dia 18 de abril não foi escolhida, para homenagear Monteiro Lobato ao acaso: trata-se de uma justa homenagem ao escritor que, como poucos, dedicou-se à literatura infantil no Brasil.

Na solenidade de inauguração da nova biblioteca e laboratório de informática, houve o descerramento da fita inaugural e Júlio Martins fez dedicatórias e autografou seu novo livro, escrito por Corino Rodrigues de Alvarenga. Ele conta um pouco da história de Júlio Alves Martins e de Chapadão do Sul.

O homenageado fundador da cidade ainda assistiu à apresentações de poesias escritas por alunos e dissertações sobre Monteiro Lobato, suas obras e sobre Júlio Alves Martins.

Fonte: Jovemsulnews