Morador de Chapadão encontra escorpião com 23 filhotes em sua residência 

Aparecimento de escorpiões nas residências em Chapadão do Sul infelizmente está virando rotina, e as pessoas devem redobrar os cuidados para evitar acidente com esses animais peçonhentos. 

Um morador do Bairro Esplanada I, enviou uma foto onde ele encontrou uma fêmea de escorpião com 23 filhotes na semana passada, esse morador ainda fez questão de informar que seu terreno como a residência estavam limpos. Uma outra moradora também comentou com nossa reportagem que seu cunhado havia encontrado mais de 5 escorpiões em sua residência no Bairro Sibipiruna. 

Foto Internautas

Esses são uma pequena amostra de casos que vem acontecendo na cidade, onde houve vários relatos de moradores que encontraram esse animal peçonhento em suas casas ou quintais. 

Segundo dados do Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), divulgados pela SES-MS (Secretaria Estadual de Saúde), no final do mês passado, 24 moradores de Chapadão do Sul foram picados por escorpião somente neste ano. 

As principais vítimas de acidente com escorpiões são crianças, no ano passado uma criança de 07 anos morreu em Cassilândia e outra de 03 anos em Paranaíba vieram a óbito após serem picadas pelo animal. Neste ano recentemente uma menina de três anos e um menino de cinco, ambos da cidade de Ribas do Rio Pardo morreram após serem picadas pelo animal peçonhento. 

COMO EVITAR ESCORPIÕES?

Com o início da primavera e a atual onda de calor, é época mais propícia para o aparecimento de escorpiões. Nesse período, é comum que esses animais saiam de suas tocas, bueiros, esgotos e caixas de gordura em busca de alimentos. 

Segundo o Ministério da Saúde, os escorpiões que habitam no meio urbano se alimentam principalmente de baratas, portanto, são comuns em locais com acúmulo de lixo. São animais que não atacam, mas se defendem quando ameaçados. Para evitar encontros indesejados, é importante: 

  • Manter lixos bem fechados para evitar baratas, moscas e outros insetos que sejam alimento dos escorpiões; 
  • Manter jardins e quintais limpos. Evitar acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo doméstico e materiais de construção nas proximidades das residências; 
  • Em casas e apartamentos, utilizar soleiras nas portas e janelas, telas em ralos do chão, pias e tanques; 
  • Afastar camas e berços das paredes; 
  • Evitar que roupas de cama e mosquiteiros encostem no chão; 
  • Bater o calçado antes do uso, colocar luvas para mexer no quintal e calçar sapatos fechados para a limpeza. 

O QUE FAZER EM CASO DE ACIDENTE? 

A recomendação é ir imediatamente ao hospital de referência mais próximo. Se possível, levar o animal ou uma foto para identificação da espécie, permitindo assim uma avaliação mais eficaz sobre a gravidade do acidente. 

É importante lembrar que não é em todo caso de acidente que o soro será indicado, e apenas o profissional de saúde poderá fazer essa avaliação. O antiveneno é indicado em casos moderados ou graves. Limpar o local da picada com água e sabão pode ser uma medida auxiliar, desde que não atrase a ida ao serviço de saúde.