Iniciando as comemorações dos 36 anos de Chapadão do Sul, o prefeito João Carlos Krug, realizou na manhã desta segunda-feira 16, a inauguração do CEAMES – (Centro Educacional de Apoio Multidisciplinar Especializado Espaço Superar).
Chapadão do Sul tornou-se o primeiro município do interior do estado a implantar o Projeto CEAMES, que foi implantado pelos Secretário Municipal de Educação Guerino Perius, com o apoio do prefeito.
O CEAMES é um processo de inclusão social para a educação inclusiva no município. A Lei nº 13.146/2015(Lei Brasileira de Inclusão).
CEAMES está aberto para atender tanto os alunos da rede municipal de ensino quanto suas famílias.
O objetivo principal do CEAMES é o apoio integral ao desenvolvimento de cada criança. Conta com uma equipe multiprofissional que faz a avaliação, diagnóstico, habilitação e intervenção para que os alunos que apresentem atrasos em seu desenvolvimento, deficiências, síndromes ou transtornos do neurodesenvolvimento ou de aprendizagem, possam desenvolver-se de forma integral e assim alcance autonomia para viver em sociedade. Além disso, caberá a este centro realizar atividades psicoeducativas com as famílias desses alunos/aprendentes com palestras, minicursos e orientações referentes a natureza e cuidados para com as nossas crianças.
O projeto CEAMES garante o acesso à educação e o direito à aprendizagem, que são garantias definidas como constitucionais e universais.
A diversidade de experiências, habilidades, contextos e capacidades entre estudantes é uma realidade que deve ser celebrada através de práticas educacionais inclusivas.
Quanto mais respeitados em suas diferenças, mais os estudantes e educadores avançam, sejam eles pessoas com ou sem deficiência.
A educação especial inclusiva objetiva atender todos os alunos nas escolas e que eles recebam uma educação de qualidade, isto é, que tenham acesso ao conhecimento escolar.
A inauguração contou com a presenças dos vereadores, secretários municipais e a participação do Coral infantil do CEAMES, e dos alunos de música e arte.