Vítima de Paraíso das Águas perde R$ 300 ao cair no golpe do falso investimento
A Polícia Civil de Paraíso das Águas registrou o boletim de ocorrência de Estelionato, onde uma vítima de 37 anos, relatou que por meio do aplicativo Instagram, em um contato de uma amiga, havia o anúncio de um investimento por meio de PIX.
Acreditando que seria um bom negócio, a vítima efetuou o PIX no valor de R$ 300.
Somente após realizar o pagamento é que a vítima e a amiga, dona da conta do Instagram, foram perceber que se tratava de um golpe, que já se tornou mais um dos golpes comuns aplicados pela internet.
Recentemente um grupo de 11 pessoas foram presas no Rio Grande do Sul, onde aplicavam golpes semelhantes.
Eles agiam assim:
O grupo agia usando uma plataforma digital de investimentos on-line, chamada “Genesis.vet” (Genesis Finance Limited), nome “copiado” em parte de uma empresa do ramo financeiro denominada “Gênesis Investimentos”, que não tem relação nenhuma com a investigação.
O golpe começava a partir do momento em que a vítima era convidada a fazer o upload do aplicativo “Genesis.vet” para o seu smartphone, cadastrando em seguida os seus dados pessoais, anexando diversos documentos pessoais.
Na sequência, a pessoa recebia um link para aderir a grupos de Whatsapp, onde recebia orientações de como investir. A Polícia afirma que os suspeitos pressionavam as vítimas para que os investimentos fossem feitos rapidamente.
De acordo com a polícia, os golpistas mesclavam o uso de aplicativos legítimos com o uso de ferramentas falsas. Havia ainda o uso regular de aplicativos para a conversão de moeda estrangeira.
O golpe era consumado quando as vítimas usavam códigos Pix e pagavam boletos, acreditando que estavam realmente fazendo investimentos, quando, na verdade, estavam transferindo os valores diretamente para as contas dos criminosos ou das empresas por eles criadas.
Há indícios de que parte do dinheiro era depositada em contas localizadas no exterior.
Apesar de não terem nenhuma formação na área financeira, segundo a polícia, os golpistas geralmente se utilizavam de linguagem técnica normalmente usada por corretores de investimentos e consultores financeiros, sempre aparecendo em vídeos e imagens postadas nos grupos de whatsapp como figuras bem-sucedidas, enaltecendo os retornos financeiros excepcionais e rápidos ganhos da plataforma “Genesis”.
Algumas vezes, eles exibiam, ainda, veículos e bens variados supostamente adquiridos com os altos e falsos retornos – o dinheiro usado para a compra dos bens pelos golpistas, na verdade, era o dinheiro das próprias vítimas.
BNC Notiicias