Uma escavação foi registrada na Gruta da Mesa, localizada em Alcinópolis, durante a Semana da Arte Rupestre. A escavação foi conduzida pelo prof. Dr. André Luis Ramos Soares, que integrou uma equipe composta por acadêmicos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS e da UFSM, matriculados em diversos cursos. Além dos acadêmicos, alguns professores da UFMS participaram ativamente na delimitação e definição das áreas que seriam escavadas.
André é bacharel em História, mestre em História com área de concentração em Arqueologia e doutor em Arqueologia Brasileira, e atua como arqueólogo desde 1994. Segundo ele, o objetivo dessa escavação foi determinar quem ou quantos grupos humanos habitaram na gruta e há quanto tempo, bem como as características do ambiente e da paisagem em que viviam.
Já nesta primeira etapa, foram encontrados vários artefatos, tais como sementes, carvões, raspadores e lascas de arenito silicificado. Todos os artefatos foram encaminhados para o Museu de Arqueologia – MuArq, da UFMS, onde serão limpados, numerados, analisados e acondicionados adequadamente para estudos posteriores.
Esta primeira etapa foi registrada até o dia 07 de outubro.
–Jornalista Bruna Souza