O CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, através da Comissão Especial Eleitoral, vem a público prestar esclarecimentos sobre o processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar que ocorreu no dia 01 de outubro de 2023.
Houveram algumas reclamações dos eleitores no que se refere a demora para a votação. Tal fato se deu em virtude de as eleições para escolha de membros do Conselho Tutelar ser pela primeira vez através de urnas eletrônicas, anteriormente era realizada através de cédula de papel. Por ser uma experiência nova, e mesmo após os esclarecimentos ofertados pela Comissão Especial Eleitoral a população, houveram relatos de eleitores com dificuldades em concluir o voto, dado que era necessário votar cinco vezes para finalizar o processo do voto.
Ainda, considerando a ampla divulgação da campanha deste ano, constatou-se que na última eleição para escolha de membros do Conselho Tutelar, que foi realizada no ano de 2019, houve a participação de 871 eleitores, o que representa 3% dos eleitores do município, ao passo que, nesta eleição de 2023 houve a participação de 1.297 eleitores, ou seja, 426 eleitores a mais do que na eleição passada.
É importante mencionar que, com o uso das urnas eletrônicas houve muito mais agilidade no processo de apuração dos votos.
A Comissão Especial Eleitoral externa agradecimentos aos colaboradores e parceiros pelo apoio recebido: Prefeitura Municipal de Chapadão do Sul, Secretaria Municipal de Assistência Social, Ministério Público, Cartório Eleitoral, Polícia Militar, Imprensa local, Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade e Escola Municipal Cecília Meirelles, comunica que irá informar o CMDCA para que na próxima eleição possam ampliar o número de urnas eletrônicas, e ainda, expressa que está aberta a sugestões a fim de aprimorar os próximos processos eleitorais.