A população de Figueirão pode comemorar, até o dia 30 de abril a tecnologia 3G passará a operar no município, trazendo maior comodidade aos usuários de telefonia e internet móvel. O prefeito Rogério Rosalin, juntamente com Walder de Freitas, o Waldão, Presidente do Conselho de usuários da OI no Centro Oeste e Coordenador executivo do Procon em Costa Rica, conseguiram viabilizar junto à Anatel a implantação da tecnologia.
Segundo Waldão, essa é uma luta antiga e a implantação do 3G é apenas o início de uma série de mudanças esperadas para o município na área de telefonia. “Nós vínhamos cobrando essa implantação da mesma maneira que cobramos a otimização da telefonia móvel no município e devido ao grande interesse do prefeito nós reivindicamos isso junto ao conselho. E esse é só o começo, nossa perspectiva é que até o final deste ano tenham ainda mais melhorias”, explicou ele.
O prazo dado pela Anatel para implantar a tecnologia 3G nos municípios com menos de 30 mil habitantes é até o ano de 2019, mas graças a persistência e interesse do prefeito Rogério Rosalin, o processo foi adiantado, conseguindo viabilizar o sistema três anos antes do prazo previsto pela Anatel. “O mérito é todo do prefeito que sempre cobrou, esteve presente e lutou por isso. Por ser uma cidade pequena, as operadoras fazem pouco caso com a população e preferem investir em cidades grandes onde o retorno é mais rápido”, frisou Walder de Freitas.
A rede já foi implantada e está em fase de testes, a previsão é que até o dia 30 deste mês os usuários possam usufruir da tecnologia. A operadora OI foi responsável pela implantação do serviço na cidade e, para utilizar este benefício, o usuário deverá ter um chip da mesma, já que as demais operadoras ainda não firmaram acordo de hospedagem.
Saiba mais
A tecnologia 3G é a usada pela terceira geração de telefonia móvel. A primeira foi a dos celulares analógicos e a segunda dos digitais. Como proporciona uma transmissão de dados mais veloz, a tecnologia 3G torna possível às empresas oferecer pacotes de serviços complexos a custos acessíveis. Entre os serviços destaca-se a rapidez da internet em um ambiente móvel.