A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acaba de anunciar a aprovação da Tirzepatida (nome comercial Mounjaro) para o tratamento do diabetes tipo 2. Trata-se de uma medicação injetável de uso semanal bastante aguardada por médicos e pacientes após estudos anunciarem efeitos significativos no controle da glicemia e do peso corporal.
O remédio, desenvolvido pela farmacêutica Eli Lilly, inaugura uma nova classe terapêutica que simula a ação de dois hormônios naturalmente produzidos pelo organismo, o GLP-1 e o GIP. Em modelos pré-clínicos, o GIP é responsável por contribuir para a secreção de insulina e para a redução da ingestão de alimentos e para o aumento do gasto energético, resultando em reduções de peso.
Essa atuação estimula a liberação de insulina pelo pâncreas, desacelera o esvaziamento do estômago e eleva a sensação de saciedade, contribuindo para o equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue e a perda de peso – fator que também favorece o controle do diabetes.
Após essa aprovação regulatória, o medicamento passará pelo processo de precificação junto à CMED (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos) antes de ser liberado para comercialização, por isso ainda deve levar muitos meses para que o remédio esteja disponível nas farmácias
Fonte: Jornal Opção