Alcinópolis “A Capital Estadual da Arte Rupestre” vem se destacando nas mídias nacionais, por possuir inúmeras grutas/sítios arqueológicas, no qual tinha 24 e agora por último o município registrou mais 17 sítios, agora Alcinópolis possui 41 sítios/grutas arqueológicas registradas na CNA “Cadastro Nacional de Arqueologia” do IPHAN “Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional”.
As novas descobertas se deram através do Trabalho de Marcos Antônio dos Reis, que realizou o trabalho de localização e registro dos sítios, através do Projeto “Alcinópolis uma galeria natural de arte rupestre”.
O MuArq “Museu de Arqueologia da UFMS”, o mais completo do Estado de Mato Grosso do Sul, ganhou uma nova visão nos papéis de parede, onde administração colocou a imagem do Templo dos pilares, um dos sítios mais importantes do Estado, em uma outra área do museu, foi colocado as imagens dos sítios, São José, Fidalgo II, Deusa Mãe, Arco de Pedra, Fidalgo III, Pata da Onça e Primavera.
A responsável Técnica do Museu de Arqueologia da UFMS “Laura Roseli Pael Duarte”, informou que quem tiver interesse em visitar e só ligar e agendar, que tem uma equipe totalmente a disposição.
Equipe do MUARQ:
Luana Moura Campos – Arquivista Especialista em Geografia
Carlos Eduardo da Costa Campos – Docente da FACH e colaborador de Pesquisa do MuArq – Doutor em História (UERJ)
Lia Raquel Toledo Brambilla Gasques – Arqueóloga – consultoria Doutora em Arqueologia.
Liliana Moretto – Auxiliar administrativo.
Luis Gustavo Freitas Gelati – Assistente Administrativo
Para mais informações sobre as visitações e outras atividades oferecidas no museu, que fica no primeiro andar do prédio do Memorial da Cultura, na Avenida Fernando Corrêa da Costa número 559 (ver no mapa), você pode enviar um e-mail para searq.proece@ufms.br ou ligar (67) 3321-5751.
Fonte RegionalMs