Mais uma onda de calor se aproxima de Mato Grosso do Sul e a próxima semana deve ser de calorão, com previsão de até 42°C. De acordo com o Cemtec/MS, o ambiente de altas temperaturas e baixa umidade do ar pode levar várias cidades a atingir recordes de temperatura.
As temperaturas no estado já começam a subir neste fim de semana, podendo ultrapassar os 36°C no domingo. E seguem com tendência de alta na próxima semana, quando a máxima pode passar dos 40°C.
Calor de 42°C em Corumbá
Corumbá protagonizou triste episódio nessa semana, quando um temporal de chuva e vendaval, com rajada de vento de 100 km/h, derrubou a cobertura de uma quadra escolar e matou uma criança de 7 anos. Passada a tempestade, a cidade deve ter alta nas temperaturas e até 42°C no dia 24 de setembro, conforme previsão do Clima Tempo.
Em Chapadão do Sul, segundo o Clima Tempo, a temperatura variará entre a mínima de 19°C e 21°C e a máxima de 35° C e 36°C. E ainda poderá de chover entre segunda e quarta-feira.
Não há novas previsões de frente fria para o Mato Grosso do Sul.
Mato Grosso do Sul marcou calorão de 40°C e frio de 4°C na mesma semana
Mato Grosso do Sul enfrentou extremos na mesma semana, reflexos da passagem de uma frente fria e sistemas atmosféricos. Segundo a análise do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a temperatura saiu de 40,4°C para 4,3°C em poucos dias.
A cidade de Pedro Gomes registrou a mais alta temperatura da semana, na segunda-feira (11), com calorão de 40,4°C. Nesta sexta-feira (15), a mínima na região foi de 18,1°C, mais de 20°C em amplitude térmica.
A menor temperatura foi pontuada em Iguatemi, com 4,3°C nesta sexta-feira. A região sul marcou os menores índices, Amambai chegou a mínima de 4,7°C, em seguida está Rio Brilhante (6°C), Maracaju (6,6°C), Nova Alvorada do Sul (7,4°C) e Ponta Porã (7,8°C).
Na quinta-feira (14), Ponta Porã teve sensação térmica de -2,6°C. Como esperado, as mínimas no Estado variaram entre 6 e 7 graus.
*Midiamax – Priscilla Peres e Karina Campos