No dia 11 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Cerrado e para comemorar essa data, a SEMDEMA promoveu ações como entrega de mudas de árvores nativas do cerrado e realizou o plantio de mudas na Área de Preservação Ambiental de umas das nascentes do Córrego do Retiro, localizada na Fazenda Buriti.
A SEMDEMA vem desenvolvendo o projeto de recuperação do Córrego do Retiro, e nesta data tão especial, servidores da Secretaria, acompanhados dos alunos do ensino médio integral e a Diretora da Escola Estadual Professora Romilda Costa Carneiro, Prof.ª Amanda Silvestrini e do Prefeito Dalmy Crisóstomo, estiveram na Fazenda Buriti, onde realizaram o plantio de árvores nativas típicas da região. O projeto tem como finalidade, recuperar a nascente do Córrego. O projeto contou com apoio dos seguintes parceiros: MS Pantanal, Instituto Taquari Vivo e SANESUL.
O cerrado é um dos biomas mais importantes do Brasil e ocupa cerca de 22% do território, sendo considerado como o berço das águas brasileiras. A conservação desse bioma é de extrema importância para a humanidade. Considerado a maior savana do mundo, ocupa ¼ do território nacional. Sua riqueza hídrica tem um papel fundamental no abastecimento humano, na geração de energia e na produção agrícola.
O Cerrado é um tesouro de biodiversidade e é essencial que seja protegido e preservado as espécies e seus habitats, pois contribui com a regulação climática.
Nahur Tito, pontua que é nossa responsabilidade cuidar e preservar o meio em que vivemos, para que as gerações futuras não sofram grandes impactos, como falta de água e aquecimento global. Finalizou que a SEMDEMA vem desenvolvendo projetos que visam a preservação do meio ambiente, onde crianças e adolescentes são envolvidas nas atividades, despertando assim, jovens engajados com o desenvolvimento sustentável.
Fonte/fotos: Assecom/Prefeitura de Alcinópolis/Simone Nogueira