Com fim do vazio sanitário, cultivo da soja será retomado nesta semana
O vazio sanitário da soja em Mato Grosso do Sul será encerrado nesta semana, em 15 de setembro. Até esse período, fica proibido plantar ou manter vivas plantas de soja em qualquer fase de desenvolvimento.
O período de plantio da oleaginosa no Estado acontece entre os dias 16 de setembro a 31 de dezembro e o cadastro de área plantada é obrigatório, devendo ser realizado no site do Iagro (www.servicos.iagro.ms.gov.br/plantio) no período entre 1º de setembro e 10 de janeiro.
A ferrugem asiática é uma das doenças mais severas que incidem na cultura da soja, podendo ocorrer em qualquer estádio fenológico. Nas regiões onde a praga foi relatada em níveis epidêmicos, os danos variam de 10% a 90% da produção.
De acordo com o Mapa (Ministério de Agropecuária e Pecuária), a medida fitossanitária é uma das mais importantes para o controle da praga. O fungo Phakopsora pachyrhizi, que é o causador da ferrugem asiática, uma doença que pode ocasionar até 75% de perda da safra e que possui alta capacidade de reprodução e disseminação.
Vale ressaltar que na última safra, verão 2022/2023, o Estado registrou 57 casos de ferrugem asiática, ficando atrás apenas do Paraná, com 83 casos. O Mato Grosso, maior produtor de soja, registrou apenas 16 ocorrências. Em MS, o maior número de casos foi registrado no município de Naviraí, 16.
Clique aqui e confira as recomendações do Mapa para produtores rurais.
Por Gustavo Bonotto – Campo Grande News