PROCON determina prazo e operadora TIM tem até o dia 30 de abril para instalar cobertura 3G em Costa Rica
Conforme informações do coordenador do PROCON de Costa Rica – MS, Walder de Freitas ‘Waldão’, a operadora TIM tem até o dia 30 de abril para instalar a cobertura 3G na cidade.
A notícia é uma resposta à solicitação do coordenador que há dois anos participa de reuniões e trocas de ofícios com a operadora. “A operadora TI firmou um compromisso de que até a data de 30 de abril de 2016 será instalada a cobertura 3G para conexão rápida com a internet através de celulares e tablets que possuem essa tecnologia em Costa Rica”, contou o gestor.
Segundo Walder Freitas, a empresa afirmou que pretende efetuar a expansão da cobertura móvel do 2G para o 3G com o objetivo de conquistar novos clientes e ampliar o mercado na cidade. Além de implantar novos equipamentos. Ele explica ainda que a negociação começou com a operadora OI, depois com a Vivo e após uma decisão da Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações – a responsabilidade ficou por conta da TIM.
“Estou ainda tendo reunião com a TIM para que esse prazo diminua ainda mais, porém o gasto para a operadora é alto e o lucro é baixo. No dia 11 deste mês tenho reunião com a Anatel e no dia 12 a reunião é com a Tim e a Vivo”, declara Waldão ao afirmar que na cidade de Costa Rica 85% das linhas ativas são da operadora Vivo, 10% são da TIM e 5% são linhas Oi e Claro. “Estou em contato com a Vivo, tentando conscientizar a importância dela em nossa cidade”, ressalta.
De acordo com as regras, para que uma cidade tenha 3G, é necessária uma regulamentação da Anatel. Para as cidades com mais de 100 mil habitantes é obrigatória a presença do sinal 3G. Para cidades entre 30 e 100 mil habitantes, o prazo para que tenham o sinal 3G é dezembro de 2017. Já para as cidades com menos de 30 mil habitantes, o prazo para que tenham o sinal 3G instalado é até 31 de dezembro de 2019.