A prefeitura Municipal de Figueirão, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou no dia 9 de abril a ação “Mobilização pela Cidadania 2016”, pela primeira vez no mandato do secretário José Ricardo de Lima, que contou com o apoio das Secretarias Municipais de Educação e de Saúde, além de vários órgãos estaduais.
A mobilização teve a participação de diversos órgãos estaduais, que ofereceram aos cidadãos vários tipos de serviços, todos gratuitos, como inscrição, transferência e regularização do título eleitoral (TRE); aposentadoria rural e urbana, auxílio doença, auxílio reclusão, auxílio maternidade, LOAS – benefício ao idoso e ao deficiente, transferência de benefícios, contagem de tempo de contribuição, inscrição para contribuição individual, para empregada doméstica e informações gerais (INSS); inscrição, regularização e emissão de 2ª. via e correção de dados do CPF (Correios); cadastramento no CadÚnico da Caixa, emissão de carteira de trabalho / cadastramento do programa bolsa família federal / emissão do passe livre intermunicipal (Prefeitura-Secretaria de Assistência Social); aferição de pressão arterial / teste de diabetes / teste de fator sanguíneo (Prefeitura-Secretaria de Saúde); e ainda, a prefeitura disponibilizou uma máquina de xerox para tirar gratuitamente cópias de documentos dos interessados.
Com projeção de alcançar cerca de mais de 600 atendimentos, a ação, que foi desenvolvida na Escola Municipal Prof. Antonio Inácio Furtado-Polo durante todo o dia, agradou bastante a população, que não precisará mais se deslocar para municípios vizinhos para obter esses serviços, conforme disse o Secretário de Assistência Social, Ricardo Lima.
“A intenção é dar oportunidades para moradores de Figueirão, das zonas urbana e rural, a se regularizarem. Além de trabalharmos a prevenção na saúde dos participantes. Um grupo de especialistas em diversas áreas esteve à disposição da comunidade durante a ação”, afirmou o prefeito Rogério Rosalin.
O evento foi acompanhado pela imprensa local (Jornal da Cidade) e por grande parte da imprensa regional.