Ações preventivas: Costa Rica não tem casos registrados de Zika Vírus, Chikungunya e H1N1

O Governo Municipal por meio da Secretaria de Saúde de Costa Rica – MS informou na semana passada que a cidade não possui casos registrados de Zika Vírus, Chikungunya e H1N1. “O resultado é devido às ações preventivas que tem sido feitas e que colaborou também para a queda dos números registrados de Dengue”, relata a secretária Adriana Tobal.

A gestora da pasta garante que apesar de não ter nenhum caso dessas doenças, o trabalho preventivo não deixará de ser feito. “Agora o mosquito Aedes Aegypti também sobrevive na água suja. Então o cuidado deve ser dobrado”, complementa a secretária de Saúde de Costa Rica.

Já o prefeito Waldeli dos Santos Rosa destaca que a coletividade ajudou no combate ao mosquito Aedes Aegypti. “Fizemos a distribuição de sementes Crotalárias aos moradores, fiscalização nos terrenos baldios, retirada de entulhos jogados em diversos pontos e a aplicação de multas quando necessário. E ainda investimos cerca de R$ 135 mil de Recursos Próprios para a compra do Carro Leco e do inseticida”, ressalta.

A secretária de Saúde ainda menciona outras ações preventivas realizadas no Município: “Também priorizamos a fiscalização com orientação aos alunos nas escolas, visitas em locais estratégicos, atendimento de denúncias de possíveis criadouros e instalação de armadilhas para pegar o mosquito. Além de colocarmos adesivos nas casas inspecionadas, para que os agentes saibam que o imóvel está livre do vetor”, conta Adriana Tobal.

Já o coordenador de Endemias, Geandro de Almeida completa que para conseguir manter esse resultado positivo, é preciso esforço e conscientização. “Para continuarmos com o trabalho de eliminar os focos do mosquito, devemos contar com a ajuda diária da população”, adverte.

Atenciosamente,

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Costa Rica