Explorando a Cena dos eSports: O Surgimento da Cultura Gamer no Brasil

O Brasil alcançou o patamar de maior mercado de eSports da América Latina após conseguir um número de engajamento de fãs de esportes eletrônicos elevadíssimos. Isso foi conquistado graças ao sucesso de jogadores brasileiros e também aos elevados investimentos em eventos realizados dentro do território brasileiro.

 

Esse aumento no segmento de eSports segue a tendência de outros mercados, como o de cassinos online, por exemplo. Isso porque cada vez mais brasileiros procuram se divertir em um cassino na internet.

É por isso que empresas como o site https://www.onlinecassino.com.br/ criam conteúdo otimizado para que seus leitores possam aprender mais sobre cassinos online. Com isso, além do mercado estar aquecido por fatores externos, há também sites que oferecem todo o conteúdo necessário para quem quer entender mais sobre jogos na internet.

 

No caso dos eSports, alguns dos principais fatores que impactam no seu sucesso – assim como no segmento dos cassinos – foram os influenciadores digitais. Já que há diversos canais do YouTube que criam conteúdos e ainda oferecem transmissão ao vivo de Majors e Minors.

Número de espectadores ajuda na compreensão da popularidade

O Brasil alcançou o patamar de referência em eSports após realizar diversos eventos dentro do território brasileiro. Conhecidos como Majors e Minors, esses eventos reúnem diversos brasileiros fãs de esportes eletrônicos, bem como turistas que viajam até o Brasil para ver seus atletas jogando e torcer por eles.

 

Um bom exemplo de campeonato de eSports que impressionou no número de visualizações foi o CBLOL de 2023, onde os espectadores assistiram mais de 15 milhões de horas, quebrando o recorde de horas assistidas de um evento de eSports.

Além das horas assistidas, o CBLOL também teve mais espectadores do que outras competições de eSports, alcançando 111.855 espectadores ativos durante o campeonato. Isso ajuda na compreensão da magnitude dos esportes eletrônicos dentro do Brasil.

 

Em comparação com o ano de 2022, onde houve 14,28 milhões de horas assistidas, o aumento é de aproximadamente 1 milhão, sendo significativo para essa modalidade e representando o maior interesse do brasileiro em eSports.

Sucesso de equipes brasileiras ajuda a popularizar os eSports

Um dos principais elementos que ajudam a alavancar a popularização dos eSports é a presença de equipes brasileiras que fazem história em esportes eletrônicos. Bons exemplos são FURIA, LOUC, MIBR e Imperial eSports estão entre os nomes mais conhecidos do brasileiro.

 

A página da FURIA no Instagram, por exemplo, tem mais de meio milhão de seguidores. Já o Imperial eSports conta com mais de 230 mil pessoas seguindo seus atletas e as postagens da equipe nas redes sociais.

 

O sucesso dessas organizações se dá pelos títulos conquistados ao longo de sua história, bem como pelo carisma de seus atletas. Em novembro de 2022, durante o IEM Major Rio, o FalleN, jogador de eSports profissional, entrou no meio da torcida e fez festa com os torcedores durante a realização da competição de esportes eletrônicos, mostrando a proximidade dos atletas com o público.

 

Atualmente considerado um esporte como outras modalidades, a tendência é que os eSports ganhem ainda mais popularidade ao longo dos próximos anos, caso continuem sendo esse sucesso que demonstraram ser até agora.