Paraíso das Águas: Desafio das merendeiras valoriza e premia profissionais da cozinha

A Prefeitura de Paraíso das Águas, por meio do Programa Cidade Empreendedora e Sebrae, realizou na noite desta quinta-feira (24) o 2º Desafio das Merendeiras de Paraíso das Águas.

Das 23 merendeiras do município, 5 participaram do desafio que, além de ter o objetivo de valorizar e premiar estas importantes servidoras de nosso município, teve como objetivo criar receitas inovadoras utilizando produtos oriundos da agricultura familiar e que estejam de acordo com as especificações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Representando o Prefeito de Paraíso das Águas, Anízio Andrade; esteve presente no evento o vice-prefeito do município, Roberto Carlos; o secretário de educação, João Donizete Corsini; o secretário de desenvolvimento econômico, meio Ambiente e turismo, Wilson Matheus; os vereadores Inês Londero e Zé Divino; a gerente regional norte do Sebrae MS, Luzicarla Softov; além de diretores, professores e alunos das escolas de Paraíso das Águas.

As competidoras receberam o apoio e consultoria do chef de cozinha do Sebrae, Paulo Vasconcelos. O chef elogiou as estruturas das cozinhas das escolas de nosso município.

“Fazemos workshops em todo o estado de Mato Grosso do Sul e posso garantir que cozinhas bem estruturadas como as que vimos em Paraíso das Águas são poucas. É impressionante a preocupação do município com a qualidade da estrutura, dos equipamentos, utensílios, fornos, climatização, entre outros. O município e as profissionais da cozinha estão de parabéns”, afirmou o chef.

A competição

O Desafio em Paraíso das Águas serviu como seletiva para a etapa estadual que será realizada em Campo Grande no dia 31 de outubro.

As competidoras tiveram duas horas para prepararem os pratos, e ao final, após avaliação criteriosa dos jurados, a grande vencedora foi a merendeira da Escola Kou Takahashi, Tábata Dias, que apresentou o prato “Torta Arco-íris”.

“Foi feita uma torta a qual dei o nome de arco-íris, pelo fato de tingir o queijo com as cores do mesmo. A massa também ficou com duas cores, o rosa que foi extraído da beterraba e o verde que veio da couve e espinafre. Todos os corantes são naturais, retirados dos alimentos, das cascas por exemplo. De acompanhamento servi uma salada refrescante e um arroz maravilha”, conta a campeã.

A cozinheira que há mais de 5 anos atua na Escola Municipal Kou Takahashi, no distrito de Bela Alvorada, conta que a paixão pela cozinha nasceu ainda na infância.

“Na minha família a maioria das mulheres são cozinheiras de mão cheia, então está no sangue. Eu sou apaixonada pela culinária desde sempre, foi assim que escolhi minha profissão”, finaliza Tábata.

Ascom