Geólogas visitam Figueirão para fazer inventário

Nesta quarta-feira (16/8), o vice-prefeito Jorge Mortari, acompanhado da chefe de Gabinete Marinalva Paniago, receberam quatro professoras da UFMS e da UNIRIO, que vieram fazer o I Inventário da Geodiversidade da Trilha Rupestre.

Estiveram em Figueirçao a Geóloga professora Dra. Sandra Garcia Gabas da UFMS; Geóloga professora Dra. Deusa Maria da Costa Machado da UNIRIO; Geóloga professora Dra. Patrícia Colombo Mescolotti da UFMS; e Geóloga professora Dra. Edna Maria Facincani da UFMS.

Acompanhadas da chefe de Gabinete Marinalva e do vereador Thiago Inácio, fizeram visita na residência do professor Admar de Araújo, historiador, escritor e filho do fundador de Figueirão, Moisés de Araújo Galvão, onde ficaram por horas ouvindo a história de Figueirão e suas peculiaridades, falaram sobre paleontologia e arqueologia, sobre os lugares onde possui pinturas rupestres e das cavernas existentes no município.

Sobre a cultura local, falaram das tradicionais festas religiosas, entre elas a Festa do Divino Espírito Santo da Comunidade Quilombola de Santa Tereza e a Festa de Nossa Senhora da Abadia padroeira de Figueirão.

Também visitaram na residência o senhor Nego Pinheiro, artesão e devoto de Nossa Senhora de Fátima, onde conheceram seus artesanatos, carrinho de boi e a capelinha de Nossa Senhora de Fátima, falaram da cultura local e ouviram várias histórias da cidade.

“Foi uma visita muito boa e produtiva, em que tivemos a oportunidade de recebê-las e mostrar toda nossa história e cultura e possíveis locais com pinturas rupestres”, ressaltou a chefe de Gabinete Marinalva.

Em breve as doutoras retornarão para fazer as visitas a campo para registrar e avaliar os pontos catalogados para a trilha rupestre.

Fonte/Fotos: PMFigueirão/RubemVasconcellos