Calor de 40°C, pouco frio e clima de deserto: saiba o que esperar do tempo em agosto em MS
Agosto chegou com baixa umidade e calor em Mato Grosso do Sul e a apesar de continuarmos no inverno, os dias serão de altas temperaturas. Por influência do fenômeno El Niño, que eleva as temperaturas e ocasiona mais chuvas, os termômetros podem ficar próximo dos 40°C em agosto.
Previsão do Cemtec/MS indica que a temperatura do ar deve ficar acima da média entre agosto e outubro, isso significa dias mais quentes que o normal. Na prática, a população deve enfrentar calor de 36°C a 39°C.
Deve ocorrer frio, mas em menor intensidade e quantidade de dias. Já a chuva deve surpreender na região do sul extremo e ficar dentro da média nas demais áreas do Mato Grosso do Sul no trimestre.
Baixa umidade e calor
Agosto é conhecido por ser um mês longo, de ventos fortes e baixa umidade. Em 2023, a população de Mato Grosso do Sul pode se preparar para situações ainda mais extremas, em todos os quesitos.
A meteorologia prevê vários dias com entre os 35°C e 39°C em Campo Grande, o que é atípico para o mês. Em Corumbá, onde normalmente é mais quente, as temperaturas máximas podem passar dos 40°C em vários dias, na primeira quinzena do mês.
Ainda conforma previsão do MetSul, o calor pode chegar a 43°C em Corumbá na próxima semana. Já em Ponta Porã, onde normalmente é mais frio, a previsão aponta para calor de até 37°C nas duas primeiras semanas de agosto.
*Midiamax – Priscilla Peres