No dia 24 de julho, o nutricionista Kaio Queiroz dos Santos, da Secretaria Municipal de Saúde de Figueirão, esteve presente em oficina oferecida pela Secretaria Estadual de Saúde (SES): “Prevenção e Cuidado do Sobrepeso e Obesidade: como eu faço?”.
Estas oficinas são parte do processo para a construção da LCSO (Linha de Cuidado do Sobrepeso e Obesidade) de Mato Grosso do Sul, onde previamente foi ofertado um curso EAD, para que as oficinas fossem mais produtivas.
Na oficina, o tema abordado foi o Diagnóstico da Obesidade nas Redes de Atenção à Saúde, Estigma do Peso e Gordofobia.
Uma das atividades de dispersão, foi para que os participantes elaborassem a Carteira de Serviços das Secretarias Municipais de Saúde, com recorte dos serviços para o sobrepeso e obesidade, baseados no seu território.
“Estas oficinas nos fazem ter um olhar diferente, mais amplo quando relacionado ao tema e foi muito importante fazer as trocas com outros municípios e com saberes diferentes também. Nosso Estado é muito grande, com diversas culturas alimentares, então todo conhecimento é bem-vindo. Espero ansiosamente pelos demais encontros para poder somar mais para os nossos munícipes. Sobrepeso e obesidade são problemas complexos, então para resolvê-los, também será complexo, dependendo de todas as esferas do poder público como também da sociedade, disse Kaio.”
Essa foi a primeira de 4 oficinas, onde o município de Figueirão comparecerá com demais municípios nas datas: 28/08; 25/09 e 27/11.
#saude #nutricao
Fonte/Foto: PMFigueirão/RubemVasconcellos